Quem acha que Papai Noel não existe pode estar enganado. O bom velhinho pode não existir em carne e osso, mas está muito bem representado na campanha “Papai Noel dos Correios”. Este projeto, que já dura mais de 20 anos, é organizado por 28 diretorias regionais dos Correios e visa atender todas as cartas que são enviadas ao Papai Noel.
Essa campanha foi projetada após o registro de muitas cartas destinadas ao Papai Noel. Para dar um destino a essas correspondências, foi criado o projeto “Papai Noel dos Correios”, no qual algumas empresas e até a própria sociedade atenderia aos pedidos feitos pelas crianças podendo “adotar” alguma cartinha. As cartas que chegam de comunidades carentes de todo o Brasil são separadas e disponibilizadas para a sociedade.
Segundo as normas da campanha, cartas de adultos não são consideradas. Além disso, pedidos de MP3, DVD’s, notebooks e afins geralmente não são atendidos. De acordo com os Correios, “os critérios de atendimento de pedidos são razoabilidade e possibilidade”.
Em Sergipe, os correios começaram a disponibilizar as cartas à sociedade desde o dia 17 de novembro. E desde meados de outubro as cartinhas já começavam a chegar nas agências. "O projeto sugere que devem ser atendidos pedidos de crianças até 12 anos e que os pedidos sejam compatíveis com a idade e com os sonhos dessas crianças", declara o assessor de comunicação dos Correios e organizador da campanha aqui em Sergipe, José Ginaldo de Jesus.
O assessor conta que existem pessoas que adotam mais de uma carta e não exitam em fazer doações fora do convencional. "Houve várias cartas que pediram materiais de construção, piso, cerâmica para revestir o piso de casa... e várias pessoas adotaram" conta Ginaldo. Carrinhos de mão também foram muito solicitados, principalmente na região do Santa Maria em São Cristovão. Apesar disso, pedidos de brinquedos, cestas básicas e materiais escolares ainda predominam.
Ginaldo comenta que nesse projeto social dos Correios, a única dificuldade consiste no difícil acesso aos locais de onde as cartas vieram. Isso acontece por que a maioria das correspondências que chegam são oriundas de comunidades carentes, e nessas regiões há uma escassa infra-estrutura adequada. Essa campanha estava prevista para terminar no dia 17/12, entretanto foi prorrogada para o dia 20/12. Como a procura por cartas ainda permanecia intensa, o encerramento da coleta de doações foi transferida para quarta-feira, dia 24/12, véspera do Natal. Após o dia 25/12 serão divulgados oficialmente a média de cartas que chegaram nas agências no final deste ano.
O "Papai Noel dos Correios" emergiu com a proposta maior de não acabar coma magia do Natal e, para isso, representou esse objetivo partindo de crianças carentes e na sua crença pelo bom velhinho. O assessor esclarece, "O nosso trabalho é levar o sonho da criança à sociedade, depois trazer o presente das pessoas para as crianças, tornando o sonho uma realidade". Ações como essas além de contribuir para o bom exercício da cidadania, mostra que é possível preservar a magia do Natal de um modo justo e gratificante.
Essa campanha foi projetada após o registro de muitas cartas destinadas ao Papai Noel. Para dar um destino a essas correspondências, foi criado o projeto “Papai Noel dos Correios”, no qual algumas empresas e até a própria sociedade atenderia aos pedidos feitos pelas crianças podendo “adotar” alguma cartinha. As cartas que chegam de comunidades carentes de todo o Brasil são separadas e disponibilizadas para a sociedade.
Segundo as normas da campanha, cartas de adultos não são consideradas. Além disso, pedidos de MP3, DVD’s, notebooks e afins geralmente não são atendidos. De acordo com os Correios, “os critérios de atendimento de pedidos são razoabilidade e possibilidade”.
Em Sergipe, os correios começaram a disponibilizar as cartas à sociedade desde o dia 17 de novembro. E desde meados de outubro as cartinhas já começavam a chegar nas agências. "O projeto sugere que devem ser atendidos pedidos de crianças até 12 anos e que os pedidos sejam compatíveis com a idade e com os sonhos dessas crianças", declara o assessor de comunicação dos Correios e organizador da campanha aqui em Sergipe, José Ginaldo de Jesus.
O assessor conta que existem pessoas que adotam mais de uma carta e não exitam em fazer doações fora do convencional. "Houve várias cartas que pediram materiais de construção, piso, cerâmica para revestir o piso de casa... e várias pessoas adotaram" conta Ginaldo. Carrinhos de mão também foram muito solicitados, principalmente na região do Santa Maria em São Cristovão. Apesar disso, pedidos de brinquedos, cestas básicas e materiais escolares ainda predominam.
Ginaldo comenta que nesse projeto social dos Correios, a única dificuldade consiste no difícil acesso aos locais de onde as cartas vieram. Isso acontece por que a maioria das correspondências que chegam são oriundas de comunidades carentes, e nessas regiões há uma escassa infra-estrutura adequada. Essa campanha estava prevista para terminar no dia 17/12, entretanto foi prorrogada para o dia 20/12. Como a procura por cartas ainda permanecia intensa, o encerramento da coleta de doações foi transferida para quarta-feira, dia 24/12, véspera do Natal. Após o dia 25/12 serão divulgados oficialmente a média de cartas que chegaram nas agências no final deste ano.
O "Papai Noel dos Correios" emergiu com a proposta maior de não acabar coma magia do Natal e, para isso, representou esse objetivo partindo de crianças carentes e na sua crença pelo bom velhinho. O assessor esclarece, "O nosso trabalho é levar o sonho da criança à sociedade, depois trazer o presente das pessoas para as crianças, tornando o sonho uma realidade". Ações como essas além de contribuir para o bom exercício da cidadania, mostra que é possível preservar a magia do Natal de um modo justo e gratificante.
Por Victor Hugo
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