Aconteceu, nos dias 25 e 26 de novembro, na Sala de Criatividade do Hotel Quality, o 2º Seminário sobre programação para TV pública. Realizado pela Fundação Aperipê, o evento discutiu questões relacionadas ao conteúdo produzido para as emissoras públicas. Além de debates sobre a programação infantil, juventude e produção de animação para a TV pública.
Durante o evento, também foi firmado um termo de parceria entre a Aperipê TV e a Universidade Tiradentes (Unit), com o objetivo de implementar planos de desenvolvimento da cultura e educação. Segundo a diretora-presidente da Fundação Aperipê, Indira Amaral, essa parceria é um marco na história da produção audiovisual de Sergipe. “Estamos agregando esse trabalho pioneiro na educação, realizado pela Unit, para acrescentar mais informações e conteúdo para nossa grade de programação”, comentou Amaral.
Para David Farias, estudante de Comunicação Social da UFS, “o seminário foi muito importante e animador, pois nele foi mostrado que é possível fazer uma TV pública inteligente e que respeite o telespectador”. Já Luiz Paulo, também estudante de Comunicação, possui outra opinião sobre o evento: “Achei estranho que o primeiro ato de um seminário sobre TV pública seja o de firmar uma parceria com uma universidade particular”.
Maíra Ezequiel, professora do Departamento de Comunicação Social da UFS, aponta que a Aperipê TV possui o diferencial de regionalizar a programação, em vez de tentar centralizá-la. E completa: “Acho que tanto a Aperipê quanto a TV Brasil têm o mérito de finalmente apontar para a tentativa de preencher a lacuna que é deixada pelos canais comerciais e não cometer o equívoco de tentar fazer algo parecido com o que eles já fazem”.
Após ser a primeira emissora estatal a aderir à TV Brasil, a Aperipê TV agora se prepara para produzir 4 horas de programação local e integrar sua grade de programação com a da TV Brasil, conforme acordo assinado em outubro de 2007. Ainda, o seminário serviu para um possível acordo com a rede Telesur, com sede na Venezuela, para a veiculação do conteúdo desta multi-estatal latino-americana na programação local.
Outra mudança da Aperipê refere-se à ampliação de sua cobertura. No começo de novembro, a diretora-presidente da Fundap (Fundação Aperipê) e a diretora-geral da Lig TV, Gisele Gomes, assinaram um contrato de inserção da Aperipê TV nos pacotes de canais oferecidos pela empresa, o que significa um maior alcance da emissora entre os sergipanos.
Para saber mais sobre TV Pública:
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
ABEPEC
Para David Farias, estudante de Comunicação Social da UFS, “o seminário foi muito importante e animador, pois nele foi mostrado que é possível fazer uma TV pública inteligente e que respeite o telespectador”. Já Luiz Paulo, também estudante de Comunicação, possui outra opinião sobre o evento: “Achei estranho que o primeiro ato de um seminário sobre TV pública seja o de firmar uma parceria com uma universidade particular”.
Maíra Ezequiel, professora do Departamento de Comunicação Social da UFS, aponta que a Aperipê TV possui o diferencial de regionalizar a programação, em vez de tentar centralizá-la. E completa: “Acho que tanto a Aperipê quanto a TV Brasil têm o mérito de finalmente apontar para a tentativa de preencher a lacuna que é deixada pelos canais comerciais e não cometer o equívoco de tentar fazer algo parecido com o que eles já fazem”.
Após ser a primeira emissora estatal a aderir à TV Brasil, a Aperipê TV agora se prepara para produzir 4 horas de programação local e integrar sua grade de programação com a da TV Brasil, conforme acordo assinado em outubro de 2007. Ainda, o seminário serviu para um possível acordo com a rede Telesur, com sede na Venezuela, para a veiculação do conteúdo desta multi-estatal latino-americana na programação local.
Outra mudança da Aperipê refere-se à ampliação de sua cobertura. No começo de novembro, a diretora-presidente da Fundap (Fundação Aperipê) e a diretora-geral da Lig TV, Gisele Gomes, assinaram um contrato de inserção da Aperipê TV nos pacotes de canais oferecidos pela empresa, o que significa um maior alcance da emissora entre os sergipanos.
Para saber mais sobre TV Pública:
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
ABEPEC
Por Larissa Ferreira
Foto: Larissa Ferreira
2 comentários:
Editores, cuidado com essa variação tão grande de fontes, cores e marcadores. O blog vai acabar perdendo sua identidade.
a matéria ficou legal, gostei do lead, tah equilibrada, parabéns.
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