29 outubro, 2008

Exposição de fotos retrata história do Brasil e Estados Unidos

No dia 21 de outubro a Universidade Federal de Sergipe recebeu o consulado americano para a abertura da exposição fotográfica “Impressões Visuais”. Realizada pela Comissão Fulbright, homenageando seus 50 anos, e pela Embaixada dos Estados Unidos, a mostra propôs divulgar a cultura, diversidade, beleza, diferenças e semelhanças do povo brasileiro e americano ao longo dos últimos 50 anos.


Por aproximadamente dois anos o curador da exposição, João Kulcsár, pesquisou em arquivos brasileiros e norte-americanos para escolher 108 imagens, mostrando fatos e pessoas que marcaram o cotidiano dos dois países.
As fotografias foram retiradas de vários jornais e agências, como Folha de S. Paulo, O Globo, Magnum Photos, The New York Times, Agence France Press, NASA, Jornal do Brasil e Memorial do Imigrante, entre outros.
As imagens se destacam por diferentes aspectos – histórico, documental e estético – e muitas delas foram premiadas com o Pulitzer e o Esso de jornalismo.

A mostra se divide em seis capítulos: “Herança”, que contém imagens representativas das culturas indígena, africana e européia; "Política”, com fatos e pessoas influentes politicamente; “Cultura”, com expressões populares e personalidades famosas no meio artístico; “Cidadania”, que tenta expressar as lutas e conquistas da população quanto aos direitos do cidadão; “Esportes” e “Meio ambiente”, com imagens de parques nacionais e devastação de florestas.


Criada logo após a Segunda Guerra Mundial, e existindo no Brasil desde 1957, a Comissão Fulbright promove o intercâmbio entre as duas culturas, oferecendo bolsas de estudos para estudantes de pós-graduação e professores em todas as áreas do conhecimento. Até hoje, 3000 brasileiros puderam estudar e viver nos Estados Unidos e 2500 norte-americanos vieram fazer o mesmo no Brasil.
A exposição ficou aberta para visitação do dia 21 a 25 de outubro na galeria da Biblioteca Central da Universidade Federal de Sergipe e está percorrendo todas as capitais do país.

Por Marianne Heinisch

Nenhum comentário: