27 abril, 2007

Curta-SE 7 apresenta novidades e prioriza a diversidade cultural


Inicialmente criado com o objetivo de ser um festival de curtas-metragens para universitários, o Festival Luso-Brasileiro de Curtas-Metragens de Sergipe (Curta-SE), que ocorre de 28 de abril a seis de maio de 2007 nas cidades de Aracaju, São Cristóvão e Estância, chega à sua sétima edição com o tema “Imagens que você não vê por aí”. A produção deste ano também terá um enfoque voltado para “a cultura como elemento de diversidade das expressões”, segundo a diretora-executiva do festival, Rosângela Rocha.

O Curta-SE traz três categorias distintas de competição: 35 mm, Vídeo e Curtas sergipanos. Além disso, ocorrerão mostras informativas, exposições, seminários, debates, apresentação de grupos folclóricos, workshop e a exibição de seis longas-metragens convidados, como “Cartola – Música para os olhos”, de Lírio Ferreira e Hilton Lacerda, “O cheiro do ralo”, do diretor Heitor Dhalia, entre outros.

Durante o festival, 48 curtas-metragens participarão das competições. São produções de quatro regiões brasileiras (com a exceção da região Norte), englobando 12 estados, e um curta de Portugal, concorrente na categoria Vídeo.

Uma novidade deste ano é a inclusão de produções sul-americanas, a exemplo dos curtas “Somos el Público”, do México, e “Abre El Helvético”, da Argentina. A entrada deles aponta para mudanças que acontecerão no Curta-SE 2008: “na próxima edição, seremos ibero-americanos”, anuncia Rosângela Rocha.

O acesso aos seminários, palestras, exposições, mostras informativas e debates será livre. Já para assistir às mostras competitivas e aos curtas-metragens, no Cinemark, será necessária a apresentação de dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão revertidos à campanha federal, Fome Zero.

Homenageado do Ano

Todos os anos o Curta-SE presta homenagens a uma personalidade do mundo das artes, e o homenageado deste ano é especial: o argentino naturalizado brasileiro Ilo Krugli. Especial porque nas edições anteriores o evento já se utilizava da obra desse artista plástico para a criação do troféu Curta-SE. “De certa forma, o Ilo doou sua obra para este festival, de modo que resolvemos fazer uma homenagem para ele que é um grande dramaturgo e artista plástico”, conta Rosângela Rocha.

Há quase 50 anos, Krugli contribui para a cultura nacional através do seu trabalho artístico e de projetos que unem arte e educação. O Curta-SE 7 apresentará ao público, de 30 de abril a 31 de maio, uma exposição de trabalhos produzidos por Krugli e pelo fotógrafo Fábio Viana, no Instituto Luciano Barreto Júnior, em Aracaju.

Interiorização

Há três anos que o Curta-SE não se limita a Aracaju e abrange também a cidade de São Cristóvão. A partir deste ano, sua programação começará a atender ao município de Estância. O Governo do Estado, em conversa com a direção do Festival, sinalizou para que o evento seguisse para outras cidades do estado, num percurso de interiorização da cultura. “Pela primeira vez na história do Curta-SE, o Governo de Sergipe entra como patrocinador, e nós sugerimos que ele se estendesse ao interior. E isso está dentro da nossa proposta de interiorizar o desenvolvimento e levar a cultura para as cidades do interior do estado”, diz a secretária de Comunicação de Sergipe, Eloísa Galdino. Além desses dois municípios já inclusos na rota do Festival, um terceiro será escolhido para a exibição dos curtas premiados.

Patrocínio

Através de uma articulação entre as Secretarias de Comunicação, Cultura e Turismo, o Governo do Estado patrocinará o evento em forma de apoio financeiro e de serviços. De acordo com Eloísa Galdino, o Governo de Sergipe acredita no potencial desse Festival, e crê no “papel que ele tem não só como fomentador do audiovisual, mas também de possibilitar que as pessoas se interessem mais e comecem a produzir material no formato curta-metragem de audiovisual”.

Opinião essa que é compartilhada pela presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), Lucimara Passos, para quem “as mostras que acontecem no Curta-SE não só provocam um intercâmbio dos trabalhos que são realizados aqui e dos que são realizados fora, como também são uma grande oportunidade de estímulo à produção”. Neste ano, a Prefeitura de Aracaju oferece um patrocínio de 30 mil reais ao evento, revertidos em premiação aos Curtas sergipanos, em serviços e na realização de cursos, a exemplo do workshop “Como fazer seu filme”, que acontece de 28 de abril a 02 de maio no Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, na capital sergipana.

Cinema de rua

Apesar da programação de qualidade, o acesso do público à sala liberada pelo Cinemark será limitado: a sala dispõe de 154 lugares. Para Rosângela Rocha, este problema seria resolvido com uma “sala de rua” . Na edição do Curta-SE 2004, o Festival exibiu curtas e longas-metragens numa enorme tenda montada na Orla do Bairro Industrial, alcançando maior número de espectadores.

“Podíamos dar um acesso maior até mesmo para a população que nunca foi ao cinema. O nosso intuito é chamar a atenção, cada vez mais, para que a cidade de Aracaju tenha uma sala de cinema de rua”, diz Rocha. E esta necessidade será enfatizada em todas as palestras e debates, tornando-se uma proposta para a próxima edição. “Aracaju precisa de uma sala pública de cinema”, finaliza a diretora do Festival.

Por Valter Lima

Para mais informações sobre o Curta-SE acesse:

E para saber mais sobre Cinema e Cultura:




Nenhum comentário: