17 agosto, 2008

Brasileiro está comprando mais

Economista afirma que, apesar do surto inflacionário ocorrido no país nos meses de maio e junho deste ano, a renda da população está aumentando

Por conta do susto provocado pela elevação generalizada dos preços de vários produtos, resultado principalmente de fatores externos ao país, a estabilidade econômica brasileira recentemente se viu bastante ameaçada. A elevação no preço das commodities (produtos com cotação internacional, como grãos e petróleo, por exemplo) e os sucessivos recordes na alta do barril de petróleo são apontados como os vilões do novo ‘surto’ inflacionário que chegou até nós.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Economia do Distrito Federal, Mário Sérgio Sallorenzo, em momentos como o atual, é necessária muita cautela. Além disso, ele ressalta a importância do aumento da taxa básica de juros (Selic) para 13%, feita pelo Banco central, como método de contenção da inflação. A Selic subiu em 0,75%, no mês de julho, o maior aumento desde fevereiro de 2003, quando a taxa passou de 25,5% para 26,5% ao ano.


Apesar disso, Sallorenzo disse ainda que o brasileiro está comprando mais, já que também houve um aumento na renda da população nos últimos anos. "Temos uma demanda aquecida e o desemprego também está diminuindo, o que contribuiu para o susto na inflação, entre maio e junho deste ano", afirma.

Dia do economista

Em comemoração ao dia do economista - 13 de agosto -, a Empresa Júnior de Economia da Universidade Federal de Sergipe realizou o 'III Agosto do Economista', que teve justamente como principal foco a discussão do tema “A Inflação Brasileira: Causas e Conseqüências”.

Na primeira noite do encontro (ocorrida no último dia 12), Sallorenzo, que foi palestrante do evento, ressaltou a importância de os estudantes promoverem este tipo de debate, e afirmou que os rumos da economia brasileira também dependem de uma sociedade mais consciente, que se expressa e que discute os seus problemas.

A empresa

A Mercado, Economia e Planejamento Júnior (MEP Jr.) é uma associação civil sem fins lucrativos, constituída por mais de 35 alunos de graduação em Ciências Econômicas da UFS. Eles estiveram envolvidos na realização do evento e participaram ativamente das discussões, mas o vice-presidente da MEP Jr., Fábio Rodrigues de Moura, acredita que um tema tão abrangente como inflação deve ser observado atentamente por todos os membros da sociedade e não apenas por aqueles que dominam as ciências econômicas. Ele ressaltou ainda que o III Agosto do Economista visou à integração acadêmica entre os diversos cursos da universidade.

Por Getúlio Cajé

Nenhum comentário: