15 dezembro, 2006

Plano de Expansão gera polêmica entre os estudantes da UFS


A partir de 26 de março de 2007, início do primeiro período letivo do ano, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) deverá receber mais de 16 mil alunos que começarão ou continuarão seus estudos de graduação na instituição. Parte desses alunos ingressarão nos 19 novos cursos, preenchendo as novas 4.070 vagas oferecidas pela Universidade através do seu Plano de Expansão. O plano, porém, vem criando divergências de opiniões em alguns setores da UFS, principalmente no que diz respeito à reestruturação da grade de horários.

Mudança nos horários


O Plano de Expansão é, em harmonia com a legislação educacional vigente, uma maneira de valorizar e desenvolver o ensino superior brasileiro, como já acontece em outras universidades brasileiras.

De acordo com a documentação oficial, o Plano de Expansão da UFS deve durar 4 anos (2005 – 2008) e deverá cumprir, nesse prazo, 17 objetivos específicos. Entre eles, está subentendida a reforma específica na infra-estrutura.

Sem uma previsão para a ampliação do número de salas de aula e de laboratórios o reitor da UFS, Josué Modesto dos Passos Subrinho, baixou uma portaria, no dia 6 de novembro de 2006, estabelecendo novos horários para os turnos matutino e vespertino de aula, que a partir de 2007 irão das 7h às 13h e das 13h às 19h respectivamente, e não mais das 8h às 12h e das 14h às 18h. Isso para que, em teoria, não faltem salas nos prédios das didáticas e dos departamentos.

A notícia foi recebida com apreensão pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), que na tarde do dia 12 dezembro convocou a força estudantil para discutir o impacto da medida e deliberar sobre o posicionamento a ser adotado pelo DCE. A mudança gerou uma preocupação entre os graduandos sobre, por exemplo, como administrar os horários de estágio e de refeições dos alunos.

O Restaurante Universitário e os novos horários

O diretor do Restaurante Universitário (Resun), Gilson Rosa Dias, diz que já existe uma solução emergencial para um dos problemas. “A administração do Resun, juntamente com a Pró-Reitoria de Graduação e o gabinete do reitor, já está realizando um estudo para a possibilidade de ampliação do refeitório”, conta, relatando que já foi verificada a possibilidade de serem colocados mais 14 lugares no Resun, os quais, em duas horas, serviriam aproximadamente 120 pessoas.

Entretanto, o diretor não vê, no momento, como expandir o período de refeições para que haja uma maior conciliação com os novos horários. “Além do mais, o MEC extinguiu vários concursos importantíssimos, como o de cozinheiro, o que dificulta ainda mais o nosso funcionamento pleno”, ressalta.

Por Luis Fernando Lourenço

O Plano de Expansão está disponível na íntegra em:

http://www.ufs.br/doc_pdf/PlanodeExpansaodaUFS2.pdf

A portaria que determina a mudança de horários está disponível na íntegra em:

http://www.ufs.br/arquivos/11649137200969.pdf

Nenhum comentário: