05 dezembro, 2006

“Fábrica de Softwares” oferece oportunidade de estágio para alunos da UFS


A Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o Banco do Estado de Sergipe (Banese) firmaram uma parceria no dia 22 de novembro para a implantação da “Fábrica de Sofwares”. A Fábrica se destinará ao desenvolvimento de softwares para o Banese e servirá de laboratório para os estudantes do curso de Ciência da Computação e, futuramente, para os de Sistemas de Informação.

“A parceria do Banese com a Universidade surgiu de uma necessidade que tínhamos de mão-de-obra” disse Robson Cerqueira, Superintendente de Tecnologia do banco. Segundo ele, a união com a UFS é a mais viável, pois o aluno já vai para o mercado de trabalho com o conhecimento necessário para trabalhar no setor tecnológico do banco.

Contrapartidas

De acordo com Leila Maciel, professora do Departamento de Ciência da Computação, a UFS contribuirá com a inserção, em sua grade curricular, de uma disciplina optativa voltada para as atividades da "Fábrica de Sofwares". Além disso, a Universidade disponibilizará o espaço físico. O Banese, por sua vez, montou um laboratório com 11 computadores e mantém outro laboratório de informática para uso de todos os alunos do curso de Ciência da Computação.

Sobre o estágio

A "Fábrica de Softwares" foi instalada no Pólo de Gestão, localizado no Campus de São Cristóvão, e receberá, anualmente, 20 alunos. “Os estudantes são selecionados após a disciplina optativa em que se ministra as tecnologias utilizadas na Fábrica”, depois disso, “eles passam por uma seleção curricular e pela avaliação do coordenador pedagógico do projeto”, explicou Leila Maciel.

No momento, o projeto conta com 10 alunos do curso de Ciência da Computação que já estão desenvolvendo suas atividades em um único turno. Futuramente, quando os alunos do curso de Sistemas de Informação do Campus de Itabaiana integralizarem os créditos necessários para realizar esse estágio, as vagas poderão ser ampliadas.

Por Grazielle Matos

Nenhum comentário: