25 abril, 2007

Curso gratuito de Esperanto visa formar educadores para o ensino da língua

Sexta-feira, 21h. Na Biblioteca Municipal Clodomir Silva, localizada no bairro Siqueira Campos, em Aracaju, uma turma de 39 alunos assiste ao encerramento de uma aula de língua estrangeira. Apesar de ser apenas o segundo dia de atividades, todos já interagem com o professor do novo idioma ao qual estão sendo introduzidos: o Esperanto.

A turma é formada por profissionais graduados e estudantes da comunidade local, como a educadora Mônica Graziele, que participa do curso devido à proposta universal do idioma. Conforme Mônica Graziele, em sua religião, o espiritismo, existem diversas publicações em esperanto as quais ela gostaria de ter acesso. Já o estudante de Artes Visuais da Universidade Federal de Sergipe, Mateus Souza, se interessou pelo idioma por outro motivo. “Por não ter uma origem étnica, não há a questão de língua superior”, avalia Souza.

O professor do curso, Roberto da Silva Ribeiro, doutor em lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco, utiliza livros e vídeos para ministrar as aulas, que têm como objetivo formar profissionais aptos a passarem o conhecimento adquirido para outros interessados.

O que é o esperanto?

Segundo o francês Henri Masson, em seu artigo “O Esperanto Hoje”, a língua Esperanto tem, desde a sua origem, o intuito de permitir a comunicação entre povos de línguas originais diferentes através de uma língua universal. A filosofia dos esperantistas, segundo Roberto da Silva Ribeiro, pretende proporcionar o aprendizado de um idioma em menos tempo do que se levaria para aprender qualquer outro.

Como explica Ribeiro, o esperanto é uma língua de fácil e rápido domínio, sobretudo por não conter exceções às regras gramaticais, que “ocupam muito espaço na cabeça das pessoas”, diz. Quanto ao método de aprendizado, os esperantistas defendem uma didática livre. “Existe uma proposta no Esperanto de aprender a língua voluntariamente, com o mínimo de pressão possível”, explica o professor.

O professor ainda expõe que a proposta inicial do esperanto não almeja gerar lucros com seu ensino, de modo que o curso em questão é gratuito. Aliás, “quando Lázaro Luís Zamenhof, o criador da língua, publicou o primeiro livro, disse que renunciava aos direitos autorais da publicação e da língua”, salienta Ribeiro.

Origem da língua

No artigo “A Origem do Esperanto”, o membro da Associação Esperantista do Rio de Janeiro, Floriano Pessoa, explica que Lázaro Luis Zamenhof desenvolveu a língua universal em uma região onde eram falados diversos idiomas. No caso, a cidade natal de Zamenhof, na época pertencente ao Império Russo, mas que atualmente faz parte da Polônia.

Com o desejo de promover a unificação dos povos de sua região, Zamenhof estudou diversas línguas. Unindo e simplificando as línguas estudadas, com 17 anos, o polonês desenvolveu um idioma neutro.

Após a publicação do primeiro livro de Zamenhof, o esperanto conseguiu ser bem difundido. Entretanto, nem todos os governos apoiaram a idéia de um idioma livre. Segundo o professor Roberto da Silva Ribeiro, houve governos ditatoriais que prenderam e até mesmo mataram esperantistas.

No Brasil, Sergipe foi um dos primeiros estados a receber este idioma universal, em 1907, e o pioneiro em torná-lo uma disciplina escolar. Em 1918, Sergipe foi o primeiro estado brasileiro a ter o esperanto nas escolas, seguido pelo Rio de Janeiro. Por fim, o Governo Federal implantou a língua como matéria optativa nas escolas, relata Ribeiro.

Por Adrine Cabral

Para maiores informações, acesse:

O Esperanto e seu Criador

Artigo “A Origem do Esperanto

Liga Brasileira de Esperanto

Foto: my.opera.com

3 comentários:

Anônimo disse...

É UMA GRATA SURPRESA ACESSAR ESTE BLOG PQ TEMOS A OPORTUNIDADE D LER MATERIAS VARIADAS E D MUITA QUALIDADE..E SEMPRE APRENDEMOS COISAS NOVAS..PARABENS!!!!

Marcel Souza disse...

Os nomes citados são Mony Grazieli e Marcel Souza e não Mônica Grazieli e Mateus Souza embora pareçam com os originais!
Grato!

Anônimo disse...

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