19 julho, 2007

Sistema de bilhetagem eletrônica chega a Aracaju

Desde o dia 18 de junho, usuários do transporte público começaram a entrar em contato com o sistema de bilhetagem eletrônica que está em processo de implantação na grande Aracaju. A fase de teste do sistema teve início com a instalação da validadora, aparelho responsável pela administração dos cartões eletrônicos que irão substituir o uso de vales-transporte, passes-escolares e até mesmo de dinheiro nos transportes coletivos.

“Minha surpresa foi grande ao ver o aparelhinho no ônibus. Fiquei intrigado e questionei o cobrador sobre para qual finalidade ele se destinava”, comentou o usuário Geraldo Luis dos Santos. Assim como Santos, ainda são muitas as pessoas que desconhecem a implantação do sistema. Por isso, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) e a Prefeitura, têm feito um trabalho de divulgação e esclarecimento junto à comunidade sobre o novo sistema.

Representantes do Setransp permaneceram durante duas semanas no Shopping Jardins para esclarecer dúvidas e explicar às pessoas todos os detalhes da bilhetagem eletrônica. Para a funcionária do Setransp, Danilella da Gama, a experiência foi bastante positiva. “Algumas pessoas já conheciam o sistema de outros estados, contudo ainda há muitos que desconhecem e que passam pelo nosso stand sem qualquer curiosidade”, comenta a funcionária.

Paralelamente a essas atividades, foram distribuídas cartilhas explicativas e afixados cartazes nos terminais de integração e nos ônibus. Entretanto, ainda há dúvidas mesmo entre os funcionários do transporte público. Segundo o cobrador Marcos Aurélio Soares, a bilhetagem eletrônica ainda gera confusão. E, apesar de ter participado de palestras e demonstrações, o cobrador considera que o treinamento foi insuficiente.

Implantação do sistema

O lançamento do projeto, no dia 13 de junho, foi marcado pela assinatura de um decreto do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), que, entre outras disposições, proíbe que as empresas de transporte demitam cobradores. Para o prefeito, o sistema trará mais agilidade, conforto e segurança aos passageiros, motoristas e cobradores. Na ocasião, Nogueira também anunciou o projeto de instalação de aparelhos do Sistema de Posicionamento Global (GPS), que permitirá que os ônibus sejam monitorados pelos agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

Os investimentos em equipamentos estão orçados em R$ 6 milhões e os custos de sua implantação ficarão a cargo das empresas de ônibus. O sistema de bilhetagem será operado pela Setransp e a SMTT ficará responsável pela fiscalização.

Com a implantação da bilhetagem eletrônica, Aracaju será uma das muitas cidades brasileiras que utilizam o sistema, a exemplo da cidade de São José do Rio Preto, localizada no estado de São Paulo. Para José Orlando dos Anjos, morador da cidade, a experiência tem sido positiva. “Sinto que o sistema melhorou em 90% o transporte público. Faz tempo que não ouço falar em assaltos nos ônibus. Além disso, o sistema também impediu o comércio paralelo de venda de passes e vales”, avalia dos Anjos.

Distribuição dos “Cartões”

O sistema de bilhetagem eletrônica funcionará com sete diferentes tipos de cartões [ver gráfico abaixo]. Segundo a Assessoria de Comunicação da Setransp, a distribuição desses cartões será feita de forma gradativa. Assim que o sistema for totalmente implantado, a Setransp divulgará as informações para o recebimento dos cartões. Estima-se que até o final do mês de julho os cartões funcionais já tenham sido entregues aos funcionários do transporte público. Logo em seguida, a partir do dia 13 agosto, será a vez de os estudantes receberem os cartões escolares. Os demais cartões serão distribuídos até o final do ano.

O procedimento nos ônibus será simples. O usuário deverá posicionar seu cartão em frente à máquina validadora, localizada ao lado da catraca, e aguardar a liberação da passagem pelo cobrador.

Tipos de cartões do sistema de bilheteria eletrônica



Meia–passagem para estudantes

Outra mudança no sistema de transporte público de Aracaju diz respeito à utilização da meia-passagem aos domingos e feriados pelos estudantes. A novidade passa a vigorar a partir de 11 de agosto, quando é comemorado o Dia do Estudante, mediante a utilização do cartão escolar.

O presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFS, Mike Lopes, acha a medida positiva, mas vê a novidade com certa desconfiança. E apesar de reconhecer a existência de um avanço, na opinião dele, a utilização do sistema ainda não está tão clara, uma vez que há muitas outras vantagens que os estudantes necessitam.

Por Tais Olivia
tasluas@gmail.com

Fotografia: Tais Olivia/Blog do Contexto

Para mais informações, acesse:
Setransp

3 comentários:

Ancéjo Resende disse...

Muito bom esse novo sistema. Assim não seremos obrigados a andar pela rua tropeçando em pessoas comercializando vales-transporte ilegalmente. Parabéns aos idealizadores dessa iniciativa. Espero que realmente funcione.

Anônimo disse...

Enfim, um objeo de grande desejo que era a utilizaçao da mei-passagem aos fds, vai sair. O novo sistema já chega tarde, mas será de suma importancia para prevenir assaltos e o contrabando de passagens.

Anônimo disse...

Os autores do Blog Contexto está de parabéns! Matérias de interesse social, educativas, explicativas, narrativas... tem de tudo!!! Estou adorando o trabalho de vocês. É uma pena que a imprensa em geral não observe esta qualidade de texto e também aplique. Tenho certeza que se os jornais sergipanos fossem assim seriam mais lidos e trariam mais cultura a nosso povo. Nunca desistam de tentar levar informações a este nível do Contexto, não se deixem corromper pelo atual mercado jornalístico.