29 outubro, 2006

Exposição alerta para a preservação de acervos de bibliotecas

A Biblioteca Municipal Clodomir Silva, localizada no bairro Siqueira Campos, Aracaju, está realizando desde o dia 24 de outubro a exposição “O Depredário”. O trabalho é uma releitura plástica feita pelo artista Elias Santos e tem o objetivo de conscientizar os usuários da biblioteca sobre a importância e necessidade de preservação de seu acervo.

“Depredário é uma seqüência de desenhos que objetiva contribuir para a denúncia das silenciosas ações de seres que visitam normalmente a Biblioteca e acabam por prejudicá-la”, de acordo com o artista plástico Elias Santos. “Traduzi esse personagem através da linguagem do desenho e com traços rápidos e grotescos”, completa. Entre as ações de depredação, estão em exposição exemplos de folhas de livros e revistas rasgadas, fotos e imagens cortadas e trechos dos textos riscados e grifados, além das paredes dos banheiros rabiscadas. Para a bibliotecária Ivany Brás Oliveira, que trabalha na Biblioteca Clodomir Silva há 20 anos, as campanhas de conscientização são muito importantes e deveriam ocorrer com mais freqüência pois, ao educar o público, contribuem para evitar o surgimento de novos “depredários”, pondera.

A exposição é aberta ao público e pode ser visitada até o dia 17 de novembro no horário de funcionamento da Biblioteca Clodomir Silva, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados e domingos, das 9h às 13h, na Rua Santa Catarina, 314.


Depredação do acervo da UFS

A exposição realizada na Biblioteca Municipal Clodomir Silva é baseada em um trabalho já realizado pela Biblioteca Central da Universidade Federal de Sergipe. De acordo com Elisângela de Lima Bandeira e Maria Lúcia da Conceição, assistentes administrativas responsáveis pela recuperação de livros da UFS, diariamente são recuperados cerca de 40 livros danificados pelo desgaste ou pelo descuido dos estudantes. “Eles pedem para tirar xerox e arrancam páginas, riscam e não preservam o livro que eles mesmos vão precisar para fazer suas pesquisas. Isso prejudica o acervo da UFS”, informa Lima Bandeira.


Valter Lima
valter_lima_12@hotmail.com

Nenhum comentário: