29 novembro, 2006

Parceria entre UFS e RARO’S realiza testes com óleo de manjericão


A Universidade Federal de Sergipe (UFS), através do professor Arie Blank do departamento de Engenharia Agronômica, desenvolve uma pesquisa baseada no uso do óleo de manjericão para o uso em cosméticos. Para desenvolver os testes, a Universidade estabeleceu uma parceria com a empresa Raro's Agroindústria de Produtos Aromáticos S.A. para implantar ensaios com manjericão em escala comercial.

A pesquisa

Segundo o professor Arie Blank, a Universidade recebeu sementes de diferentes tipos de manjericão (Ocimum basilicum) dos Estados Unidos da América. “Iniciamos o plantio na Fazenda Experimental "Campus Rural da UFS". A partir deste momento fizemos a caracterização agronômica e química destes materiais”, informou o professor.
A seguir, implantou-se o programa de melhoramento genético de manjericão da UFS. Blank explica que, após quatro ciclos de autofecundação e seleção, conseguiu aumentar o teor de óleo essencial. “Este óleo pode ser usado na fabricação de sabonetes, cremes, etc., além de poder ser usado em formulações de perfumes”, acrescentou.

Utilidades

Além de desenvolver um bom produto para a indústria de cosméticos, Arie Blank afirma que o óleo de manjericão também já demonstrou possuir características medicinais. Na UFS, “o Prof. Angelo Roberto Antoniolli orientou uma dissertação de mestrado, onde foi comprovado o efeito medicinal deste óleo”, concluiu Blank.

Por Adrine Cabral

Nenhum comentário: