05 setembro, 2006

Sociologia e filosofia serão obrigatórias no ensino médio

Sociologia e filosofia constarão como disciplinas obrigatórias na grade curricular das escolas de ensino médio das redes pública e particular do Brasil. A medida foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad, no último mês de agosto. As 23.561 escolas de ensino médio do país terão um ano para definir e implementar o plano pedagógico.

De acordo com pesquisa do Censo de 2005, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), Sergipe está entre os 17 estados do país em que o ensino de filosofia e sociologia já era obrigatório. Neste caso, o que muda é que, com a nova medida, deverá haver uma nova adequação do sistema educacional quanto ao conteúdo das disciplinas, aos livros adotados e à capacitação de professores.

Mais vagas

Segundo Eliane Pinheiro, chefe da Divisão Pedagógica do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe, ainda não há dados sobre o número de profissionais disponíveis para ministrar essas disciplinas e, por enquanto, docentes de Ciências Sociais e pedagogos poderão lecionar.

Contudo, há uma expectativa de que a nova medida possa proporcionar mais oportunidades para os profissionais da área no estado. “Antes nós tínhamos o campo de atuação restrito às universidades”, observa a socióloga Lavínia Souza Cruz. Segundo ela, sociologia e filosofia também deveriam fazer parte da grade curricular do ensino fundamental.

Além de Sergipe, o ensino de filosofia e sociologia já era obrigatório nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Era opcional na Paraíba e no Rio Grande do Sul.

Breno de Lima

hermanobreno@hotmail.com

Um comentário:

Unknown disse...

Oi.. estou a procura de alguem que possa me ajudar com uma pergunta de sociologia.. se vc poder..é sobre ´`otica Calvinista.. espero que me ajude se tiver online... me responda.. que eu t mando a pergunta.. bjs.. obrigada pela atenção...