15 novembro, 2006

“Canta Maria” leva às telas obra da literatura sergipana



A literatura sergipana nunca foi tão aclamada pelo cinema brasileiro. Baseado no romance “Os Desvalidos”, do sergipano Francisco Dantas, o longa-metragem “Canta Maria” é uma superprodução nacional por diversos fatores. Cenário, contexto sócio-histórico, temática e elenco são os elementos através dos quais o diretor Francisco Ramalho Jr. direcionou seu trabalho à espera do sucesso.

Cenário e Contexto

A seca e a escassez de recursos naturais, aspectos típicos do sertão nordestino brasileiro, formam o pano de fundo da trama, que reincorpora e contextualiza a luta do cangaço nos anos 30 – época em que o Nordeste estava dividido entre os que apoiavam e os que eram contra as tropas de Lampião.

Temática/Sinopse

Maria (Vanessa Giácomo) testemunha a morte de seus pais, assassinados por acobertarem Lampião (José Wilker) e sua tropa. Coriolano (Edward Boggis) presencia o ataque e salva Maria, levando-a ao sítio onde ele mora com o tio, Filipe (Marco Ricca).

Mesmo contra a vontade de seus tios, Maria casa-se com Filipe e inicia a trama principal do filme. Coriolano guarda um amor reprimido pela protagonista. Os tios de Maria são assassinados pelas tropas de Lampião por terem delatado, no início da estória, a presença dos cangaceiros na casa do pai dela.

Filipe tem seus pastos destruídos por acobertar a filha do protetor de Lampião. Assim, precisa partir como caixeiro viajante para sustentar sua casa. Ao passar uma temporada a sós com Maria, o sentimento de Coriolano por ela aumenta.

A trama atinge seu ápice com o retorno de Filipe, que escuta comentários maldosos sobre o que Maria e Coriolano teriam feito durante sua ausência e decide afastá-los de sua vida. Filipe chega ao ponto de incendiar sua própria casa por considerar que ela serviu de palco para a traição.

Num final surpreendente, quebrando a rotina dos filmes nacionais de finais tristes, os três se reencontram em busca da resolução do conflito e cada um encontra sua forma de felicidade.

Elenco

A produção do filme apostou na junção de artistas iniciantes e veteranos do cinema nacional. Vanessa Giácomo e Edward Boggis fazem a dupla de jovens artistas que estréiam no cinema com o “Canta Maria”, no entanto, já atuavam em novelas da rede nacional de televisão. Vanessa, que inclusive foi muito elogiada pelo diretor Ramalho, promete ser a grande revelação deste ano no cinema.

Marcos Ricca e José Wilker representam a equipe de artistas já reconhecidos em longas-metragens. O primeiro teve em “O invasor” sua melhor interpretação, segundo críticas. Já o segundo tem um extenso currículo artístico. Como ator, Wilker destacou-se em “Os Inconfidentes”, “Dona Flor e seus dois maridos”, “Guerra de Canudos” e outros. Como diretor, vale destacar seu trabalho em “Louco Amor”.

Por Adrine Cabral

Para assistir ao trailer e obter maiores informações sobre o filme, acesse:

http://www.cantamariaofilme.com.br/

Nenhum comentário: