15 novembro, 2006

Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo realiza encontro


A Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) promoveu nos dias 5, 6 e 7 de novembro, em Porto Alegre, o IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. O evento, uma realização do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), contou com a presença de pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de todo o Brasil.

O tema principal foi “a pesquisa em jornalismo e o interesse público”. Para Elias Machado, presidente da SBPJor, a temática procurou uma aproximação entre o que é produzido pela pesquisa acadêmica e pela imprensa. Desta forma, os 113 trabalhos selecionados – sete comunicações coordenadas, compostas de 33 textos e 80 comunicações individuais – destacaram a importância do aprimoramento da formação dos profissionais e da produção das empresas e veículos de comunicação.

Redes de pesquisas

Os debates realizados durante o congresso expuseram a problemática da falta de articulação e interação entre os pesquisadores em jornalismo. Atenta a essa questão, a SBPJor busca proporcionar a criação de redes de pesquisas em todo o país. “O objetivo principal é a troca de informações entre os pesquisadores a fim de que as pesquisas tenham uma continuidade e ofereçam soluções”, salientou Marconi Oliveira da Silva, professor da Universidade Federal de Pernambuco.

UFS sediará o próximo encontro da SBPJor

No segundo dia de atividades, ocorreu a Assembléia Geral Ordinária da SBPJor. Nela, ficou decidido que a Universidade Federal de Sergipe (UFS) sediará o V Encontro. A instituição sergipana foi escolhida por unanimidade, pois preencheu os critérios exigidos pela diretoria, como a apresentação de um projeto inicial.

Segundo Carlos Eduardo Franciscato, professor da UFS, a instituição pretende com o encontro fortalecer e articular as redes de pesquisas no Nordeste. “Nós esperamos com um evento deste nível, o amadurecimento dos grupos de pesquisas, como também um estímulo aos grupos de Pós-Graduação que são tão poucos na região”, comentou Franciscato.

Por Tais dos Santos

Foto: Leandro de Oliveira

Para maiores informações sobre o congresso da SBPJor, acesse:

http://www.sbpjor.ufsc.br/ivsbpjor/


Nenhum comentário: