01 novembro, 2006

CEFET oferece Curso de Braille

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe (CEFET/SE) iniciará no dia 04 de novembro Curso de Braille. As aulas ocorrerão aos sábados e, ao final, os alunos aprovados receberão certificados. O curso será apostilado e serão utilizados todos os materiais necessários para o ensino da escrita em braille, informa Vera Maria Trindade, Coordenadora de Cursos de Formação Inicial e Continuada de Trabalho.

Educação Especial

Cursos de capacitação como o oferecido pelo CEFET/SE fazem parte de uma política de inclusão de alunos com necessidades especiais no sistema educacional. De acordo com a legislação, todo portador de deficiência tem direito ao ingresso no ensino regular. A responsabilidade, no âmbito estadual, do atendimento a alunos especiais é da Divisão de Educação Especial (DIEESP) que capacita professores da rede estadual de ensino, oferecendo cursos de formação inicial e continuada.

Segundo Gilvanete Alves, Coordenadora da área de Deficiência Visual, existem duas escolas especiais em Aracaju, a Escola Venúzia Franco, no bairro Parque dos Faróis e a Escola João Cardoso, no bairro Grageru. Além destas, há também a Escola 11 de Agosto, no bairro Getúlio Vargas, que possui classes especiais. No ensino regular há a presença de classes inclusivas, ou seja, que agregam alunos especiais em suas turmas regulares.

O diagnóstico e acompanhamento educacional do aluno especial é realizado pelo Centro de Referência de Educação Especial de Sergipe (CREESE), que avalia as necessidades do aluno e o encaminha para escolas e/ou serviços adequados. Segundo Lucimar Calazans, o CREESE é composto por profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, médicos e pedagogos que procuram entender o que se passa com o aluno especial, desde problemas de saúde a problemas familiares.

Para atender às necessidades dos portadores de deficiência auditiva, será inaugurado o Centro de Atendimento ao Surdo, que funcionará no Edifício Cidade Aracaju, 26º andar, onde serão ofertados cursos gratuitos de libras para toda a comunidade interessada.

Grazielle Matos

graziellems@hotmail.com.br

Para maiores informações, contate:

CEFET/SE – Av. Gentil Tavares, 1166, Bairro Getúlio Vargas. Telefone: (x79) 3216-6970

CREESE – Rua Dom Bosco, 1207, Bairro Suíssa. Telefone: (x79) 3179-2085

Nenhum comentário: