15 novembro, 2006

Porto Alegre sedia primeira Conferência Brasileira de Jornalismo


Aconteceu em Porto Alegre, nos dias 3, 4 e 5 de novembro, o primeiro Journalism Brazil Conference (Conferência Brasileira de Jornalismo), realizada pela Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) em parceria com o Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Associação Européia de Educação e Pesquisa em Comunicação (ECREA). O congresso atraiu pesquisadores na área de jornalismo de todo o mundo. Segundo o presidente da SBPJor, Elias Machado, havia pelo menos um representante de cada um dos cinco continentes.

Pensando o Jornalismo através das fronteiras nacionais

A conferência internacional teve como tema central “Pensar o jornalismo através das fronteiras nacionais”. Alguns dos maiores pesquisadores em jornalismo do mundo discutiram sobre suas pesquisas e teorias, levados por novos desafios e perspectivas emergentes. Durante o congresso, traçaram-se novos caminhos para a pesquisa nesta área, que deve ser, de acordo com os participantes, tão globalizada como o mundo atual.

O encontro também proporcionou a criação de novas idéias e oportunidades para os pesquisadores no tocante à intercomunicação através da Internet. “Precisamos obter mais informações, principalmente, sobre como publicar em revistas internacionais. As pesquisas, de um modo geral, devem seguir um caminho de comparação mundial”, salienta Barbie Zelizer, da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Além dos grupos de trabalho, houve quatro mesas de discussões, das quais participaram pesquisadores renomados como Daniel Hallin, Frank Esser, José Marques de Melo e Luiz Gonzaga Motta. Dentre os assuntos de maior divergência de opiniões, destacaram-se o modelo liberal de jornalismo, o nível mundial de profissionalização e o espaço jornalístico do futuro. “Vou-me muito satisfeita de volta ao meu país, porque encontrei uma comunidade internacional séria que compartilha interesses de investigação e propõe trabalhos em conjunto”, defende Maria Helena Hernández Ramírez, da Universidade de Guadalajara, no México.

UFS marca presença na I Conferência Brasileira de Jornalismo


Os professores da Universidade Federal de Sergipe, Carlos Eduardo Franciscato e Josenildo Luiz Guerra participaram do Journalism Brazil Conference com o artigo escrito em co-autoria “Contribuições da pesquisa qualitativa para a reportagem jornalística”. No artigo, os autores falam sobre os desafios no intercâmbio entre jornalismo e ciência, a crise no conceito de objetividade e de como preservar e cruzar, de forma eficiente, as fronteiras que separam os jornalistas e suas fontes de notícias.

Por Luis Fernando Lourenço

Foto: Marcelo Allgayer

Para maiores informações sobre o Journalism Brazil Conference, acesse:

http://bcjnews.blogspot.com

Nenhum comentário: