16 maio, 2007

Comunidade acadêmica prestigia lançamento de livros da Editora UFS


Imbuída da função de divulgar a produção acadêmica e outros assuntos de interesse da sociedade, a Editora UFS lançou, no último dia 09, dez obras que tratam de temas ligados à educação, economia, internet, antropologia, sociologia, dentre outros. O evento ocorreu como parte das comemorações dos 39 anos da Universidade Federal de Sergipe.

A Editora UFS, em 21 anos de existência, já publicou 80 livros. Desta vez, estudos, ensaios, resultados de pesquisas e dois livros de poesias elencam a lista de trabalhos lançados. Sete dos novos livros foram editados em parceria com a Fundação Oviêdo Teixeira, os demais foram publicados por meio de parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese).

O convênio com a Fundação Oviêdo Teixeira firmou-se em 1998. O diretor executivo da Fundação, Luiz Eduardo de Magalhães, disse que nos primeiros momentos da parceria, a participação da instituição destinava-se à editoração dos livros. Atualmente ela é responsável apenas pela terça parte dos custos da edição. Magalhães avalia que esse acordo “ajuda a viabilizar a edição para a Universidade, além de promover um número maior de lançamentos”.

Atuação da Editora UFS

O último edital lançado em 2006 teve como resposta a inscrição de aproximadamente 64 trabalhos. No mês de março deste ano, foi divulgada a lista dos 26 livros aprovados. Essa demanda comprova que a Editora UFS “vem crescendo e cada vez mais ampliando as formas de acesso à informação”, segundo Lílian França, coordenadora da Editora.

Helcimara de Souza Telles, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), autora da obra “A educação desterritorializada: a expansão das fronteiras”, um dos títulos lançados pela Editora UFS, no último dia 09, atesta este crescimento. De acordo com Telles, a qualidade do material produzido e a credibilidade do produto final, motivaram a sua escolha por esta editora.

Seleção das obras publicadas

Os trabalhos inscritos no edital da Editora UFS passam pela avaliação e aprovação de seu Conselho Editorial. O Conselho, formado por professores de diversas áreas, analisa e discute o conteúdo e a relevância das obras, além de outros itens.

A avaliação tem uma duração que varia de acordo com a demanda de títulos inscritos. Depois da aprovação do Conselho, os livros são impressos com recursos da parceria com a Fundação Oviêdo Teixeira, do Programa Editorial da UFS e do próprio autor. O número de volumes aprovados é definido de acordo com o orçamento disponível.

Por Grazielle Matos
grazi.ufs@gmail.com

Para mais informações, acesse o site:

Editora UFS

Foto: Grazielle Matos

Nenhum comentário: