23 maio, 2007

Semana Estadual Antidrogas informa e conscientiza sergipanos


A Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) promove, desde 1999, a Semana Nacional Antidrogas no período que vai de 19 a 26 de junho. Esta data foi escolhida porque o dia 19 marca a data de criação da Secretaria e o dia 26 é o Dia Internacional da Luta contra o Uso Indevido e o Tráfico de Drogas. Todos os estados brasileiros tentam acompanhar a programação da SENAD através da realização da Semana Estadual Antidrogas. Em Sergipe, devido aos festejos juninos, a edição 2007 da Semana acontece entre os dias 21 e 25 de maio e é organizada pelo Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen).

Dentre as programações da Semana Estadual Antidrogas, encontra-se a III Caminhada pela Valorização da Vida e o II Seminário Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas. Segundo Regina Souza Grilo, secretária executiva do Conen, a Semana é uma atividade de prevenção e não de repressão: “o nosso objetivo é fazer a prevenção através da informação e, por meio desta, a comunidade poderá obter mais conhecimento a respeito das drogas lícitas e ilícitas e, a partir daí, poderá fazer sua opção”.

O Conen, criado há 24 anos, é um órgão da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), cuja finalidade é propor uma Política Estadual Antidrogas, bem como elaborar planos, coordenar, controlar e fiscalizar as atividades relacionadas ao tráfico e ao uso de entorpecentes em Sergipe. É formado por 13 Conselheiros representantes de 13 instituições, das quais 12 são governamentais – a exemplo da Secretaria de Segurança Pública (SSP), da Secretaria de Estado da Educação (SEED) e do Ministério Público (MP) – e uma não-governamental, a Maçonaria.

Debate Público sobre Drogas

O II Seminário Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, que acontecerá no auditório do edifício Walter Franco do Ministério Público nos dias 23 e 24 de maio, é um momento de debate e de divulgação de informações sobre temas referentes ao uso e ao tráfico de entorpecentes. “Esta é uma oportunidade de reunirmos desde donas de casa a universitários, conselheiros tutelares, advogados, profissionais diretamente ligados à questão; é um momento de expor e de ouvir idéias”, afirma a secretária executiva do Conen, Regina Grilo.

A inscrição no seminário é gratuita. As vagas são limitadas mas abertas a toda população sergipana. Estarão presentes palestrantes provenientes de diversas instituições e de diferentes áreas profissionais, que falarão tanto do uso das drogas ilícitas quanto do das lícitas. Regina Grilo diz haver uma grande preocupação com relação às drogas lícitas, principalmente o álcool, que mais é a mais frequentemente consumida de forma excessiva, mesmo por menores de 18 anos. “Esses jovens nem sempre têm noção dos transtornos que o álcool poderá causar ao longo de suas vidas”, conta Regina. A questão das bebidas alcoólicas será abordada nas palestras sob várias perspectivas, como, por exemplo, sua relação com o trânsito, ou então seu consumo durante a gravidez.

O seminário apresentará também experiências de pessoas que conseguiram se livrar das drogas, como o palestrante pernambucano José Bartolomeu de Araújo, presidente e fundador da ONG Desafio Jovem de Caruaru, que já esteve até no Programa do Jô relatando sua história. Outro exemplo é o professor Sílvio Freire de Oliveira, coordenador do projeto "O adolescente e as drogas" da Escola Estadual Arabela Ribeiro, de Estância.

Conforme Regina Grilo, o seminário é uma oportunidade de a população ter a noção exata das conseqüências e dos malefícios causados pelo uso das drogas. “Além dos desastres que elas causam à personalidade e à saúde dos indivíduos, as drogas também acarretam transtornos na sociedade, como os desajustes familiares, os seqüestros e os assaltos”, explica a secretária

Planos de Ação

Paralelamente ao Seminário e à Caminhada, serão realizadas exposições sobre drogas com apresentações de cartilhas informativas. Contudo, Regina Grilo faz questão de frisar que a prevenção contra o uso e tráfico de entorpecentes não se restringe a eventos pontuais como este da Semana Estadual Antidrogas. O Conen, juntamente com a SEED, a Secretaria de Saúde e a Universidade Federal de Sergipe, realiza projetos permanentes por meio de um Plano de Ação que é embasado em diretrizes provenientes da Secretaria Nacional Antidrogas.

Um desses projetos – e que ainda está sendo discutido – é o da implementação da disciplina “Drogas” na grade curricular das escolas. “Os professores devem falar sobre isso como falam sobre Biologia, sobre a Língua Portuguesa”, afirma a secretária executiva do Conen. Ainda assim, ela não tira o mérito da Semana Estadual Antidrogas como uma oportunidade de conscientizar e informar sobre o assunto. “O que nós queremos é prolongar a vida das pessoas de uma forma mais saudável, previnindo-as quanto ao uso indevido das drogas”, finaliza.

Por Tiale Acrux
tialeacrux@yahoo.com.br

Confira a programação da Semana no site: SEJUC

Orientações e informações sobre a prevenção do uso indevido de drogas, ligue “Viva Voz”: 0800 510 0015

Imagem: Venha dizer não às drogas

Nenhum comentário: