04 maio, 2007

Programa dá oportunidade a idosos que almejam ingressar na universidade

“O poder público criará oportunidades de acesso para o idoso à educação, adequando currículos, metodologias e material didático aos programas educacionais a ele destinados”. A norma, estabelecida pelo Estatuto do Idoso em seu artigo 25, é uma realidade na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Com o programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), os idosos têm acesso ao Ensino Superior gratuito e a um conjunto de políticas que visam à permanência deles no ambiente acadêmico.

O Projeto, vinculado ao Núcleo de Apoio à Terceira Idade (Nupati), foi fundado em dezembro de 2002 como uma proposta de educação permanente para idosos que pararam de estudar por quaisquer motivos, mas desejam retomar as atividades. Para participar, além da vontade de aprender, é necessário que o cidadão tenha 60 anos ou mais.

De acordo com a coordenadora do Nupati em Sergipe, Noêmia Lima Silva, por meio da Universidade Aberta, o Núcleo tenta atender às expectativas da grande quantidade de idosos que buscam conhecimento, sendo um intermediário entre eles e outras esferas sociais e acadêmicas. “Aqui não fazemos caridade alguma, estamos é cumprindo a lei, que enfatiza e normatiza o acesso ao Ensino por parte dos que compõem a terceira idade”, comenta.

Estrutura e Funcionamento

O Unati não objetiva uma graduação. Trata-se de um sistema de extensão oferecido àquelas pessoas de maior idade que não conseguiram ingressar em uma universidade via vestibular, ou até mesmo as que já concluíram o nível superior, mas que anseiam pelo retorno aos estudos. Não há distinção de tratamento entre, assistidos pelo Programa e demais alunos da UFS: ambos dispõem de matrícula, departamento, horário individual, possibilidades de inclusão, exclusão etc.

Para ingressar no Programa, o interessado deve ir à sede do Nupati, que fica situada no andar superior do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) – campus da UFS em São Cristóvão. No dia da matrícula – o mesmo do calendário oficial – cada um faz sua solicitação normalmente, como qualquer outro aluno. As disciplinas ofertadas passam previamente pelo crivo dos respectivos professores, aos quais cabe a decisão de abrir ou não vaga para os idosos.

Perfil

Em sua maioria, os alunos assistidos pelo Unati/SE são aposentados – conseqüentemente fora do mercado de trabalho – que vêem no Programa uma oportunidade de sociabilização, aperfeiçoamento intelectual e minimização do ócio que afeta essa faixa etária.

“Quando a gente se aposenta fica meio que só. Há um desencontro entre os idosos e as demais pessoas. Trabalhar eu não vou. Já conheço o sistema e não culpo os empresários por isso. A minha idéia é aprender por gostar. Adoro ler e estudar, por isso uni o útil ao agradável. Hoje, só preciso de um pouco de neurônios e agilidade nas pernas para ir de uma didática a outra”, desabafa Osmária Freitas, que há 2 anos foi levada pelo irmão para participar do Unati.

A Universidade Aberta à Terceira Idade tem despertado atenção inclusive de pessoas que ainda não possuem a idade mínima para participar. É o caso de Maria Neuza, 56, que apesar de cursar algumas disciplinas, é privada de conseguir os certificados de conclusão, pois não possui 60 anos. “Esse projeto é maravilhoso! Levanta o astral de todos nós. Enquanto não chego na casa dos 60, verei se consigo entrar na UFS pelo vestibular, só não posso ficar parada”, salienta.


Educação permanente

Para a coordenadora do Nupati, Noêmia Lima Silva, educar permanentemente não significa apenas proporcionar a inserção dos idosos na universidade. Muito mais que isso, é tentar romper as barreiras que separam os idosos do restante da sociedade. Para isso, o Núcleo de Apoio à Terceira Idade conta com parceiros, responsáveis por promover eventos junto aos estudantes. O Museu Arqueológico de Xingó (MAX) é um deles.

Questionada sobre o esforço para permanecer estudando, Dona Osmária se fez categórica. “Não admito perder matéria por média. Não posso desperdiçar a oportunidade que a UFS me deu. Ultimamente tenho até sonhado com os adjetivos e substantivos de algumas matérias que estou cursando”, diz.

Atualmente, em todo o país, o Universidade Aberta à Terceira Idade atua em mais de 200 Instituições de Ensino Superior. Na UFS, cerca de 100 alunos fazem parte do programa. A mais nova conquista do Unati/SE foi a criação do Centro Acadêmico da Maturidade (CAM): um espaço voltado para a troca de experiências a respeito de questões relativas à Universidade.

Por Allan Walbert

Para maiores informações, acesse:

Estatuto do Idoso
Portal do Envelhecimento

Foto: www.exitoeventos.com.br

Nenhum comentário: