05 junho, 2007

UFS abre inscrições para vestibular de cursos à distância

Entre os dias 04 e 15 de junho de 2007, estarão abertas as inscrições para o primeiro processo seletivo do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), realizado pelo Centro de Ensino à Distância (Cesad), da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Os interessados deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 40,00 nos pontos de atendimento do Banco Popular do Brasil ou nas agências do Banco do Brasil dos municípios onde estão sendo implantados os pólos de ensino.

A UAB foi criada pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação, com o objetivo de permitir que pessoas tenham acesso ao ensino público de qualidade, mesmo sem poder estar presente no campus universitário.

Areia Branca, Brejo Grande, Japaratuba, Laranjeiras, Poço Verde, Arauá, Porto da Folha, São Domingos e Estância serão as primeiras cidades-pólo a receber o programa de ensino à distância da UFS.

Cursos ofertados e provas

O programa ofertará 2.250 vagas, distribuídas entre os cursos de licenciatura em Matemática, História, Letras Português, Geografia, Física, Química e Ciências Biológicas. Metade das vagas será destinada a professores da rede pública, e a outra metade àqueles que concluíram apenas o ensino médio.

As provas de seleção serão realizadas no dia 22 de julho nos pólos de ensino. O conteúdo programático cobrado é o mesmo do vestibular tradicional da UFS. Entretanto, as questões serão de múltipla escolha e valerão dois pontos cada.

Didática de ensino

Segundo a professora Lílian França, diretora do Cesad, os cursos ministrados à distância contarão com os mesmos professores e conteúdo dos cursos da universidade. A diferença, explica França, é a didática de ensino, que consistirá em material impresso e suporte na internet.

Não haverá necessidade de o aluno possuir internet em casa, pois as aulas já estarão no material impresso. O uso do conteúdo da rede é opcional, e haverá computadores nos pólos, onde os alunos poderão ter contato com o suporte virtual.

Segundo o professor Jean Fábio, responsável pela mídia digital do site do Cesad, o suporte virtual contará com objetos didáticos complementares ao assunto do material impresso. Estes objetos são as interfaces gráficas, com imagens e vídeos através dos quais o aluno interagirá com o conteúdo proposto. Jean Fábio conta que, para cada curso, haverá uma abertura interativa do programa de ensino com elementos visuais que estimulem o aprendizado.

Por Adrine Cabral
adrine.cabral@gmail.com

Para mais informações acesse:
Edital
Cesad
UAB
UFS

Um comentário:

Anônimo disse...

Que foto?