06 junho, 2007

Sergipe sediará Campeonato Norte/Nordeste de Pólo Aquático


De 07 a 10 de junho, o Parque Aquático “Zé Peixe”, localizado em Aracaju, será o palco das competições do Campeonato Norte/Nordeste de Pólo Aquático categoria sub-18. O evento será promovido pela Federação Aquática de Sergipe (Fase) e contará com a participação de clubes de outros cinco estados, além do anfitrião: Amazonas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco.

“A nossa intenção é resgatar o pólo aquático”, comenta o presidente da Fase, Márcio Porto. Segundo ele, o principal objetivo da competição é movimentar o esporte, que estava esquecido não só em Sergipe, mas também nos demais estados da região Nordeste. Além disso, Porto espera que a competição sirva como uma alavanca de divulgação do pólo aquático e atraia novos praticantes.

A iniciativa para a organização do campeonato partiu de alguns amantes do esporte em Sergipe, entre eles o diretor de pólo aquático da Fase, Manuel Pipoka. Impulsionado pelo sucesso da I Copa Caju de Pólo Aquático, que aconteceu em 2006, Pipoka formalizou um pedido junto à Confederação Brasileira de Esportes Aquáticos (CBDA), que foi prontamente atendido. A partir de então, a comissão organizou todos os preparativos e mobilizou-se para divulgar o evento junto a possíveis clubes participantes.

Sergipe será representado pela equipe H2O, treinada pelo técnico Fernando Gaúcho. Formado há cerca de seis meses, o time é uma seleção dos melhores jogadores dos campeonatos escolares do estado. Apesar de ser uma equipe jovem e recém-formada, a H20 espera alcançar bons resultados na competição, principalmente por conta do trabalho desenvolvido nos treinamentos.

Para o atleta Antônio Yuri, conhecido como Tonhão, a competição será uma ótima oportunidade para mostrar tudo aquilo que ele e seus companheiros de time vêm desempenhando durante os treinamentos. “Nosso objetivo é mostrar todo o nosso potencial. Se por acaso não ganharmos, ao menos representaremos bem o nosso Estado”, afirma Yuri, que pratica o esporte há dois anos.

O assessor técnico da H2O, Cláudio Maynart, encara o torneio como uma ótima oportunidade para a interação entre os clubes participantes. Apesar de compreender o favoritismo da equipe do Amazonas, Maynart acredita que a troca de experiências servirá para o aprimoramento técnico e fortalecimento do esporte.

Apoio

Para a organização do campeonato, a Federação Aquática de Sergipe contou com o apoio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, que irá ceder o espaço do Ginásio Constâncio Vieira para o alojamento dos atletas. No entanto, o presidente da Fase, Márcio Porto, afirma que ainda existem muitas dificuldades para a obtenção de patrocínios. “Sergipe é um estado em que o pólo aquático está ressurgindo e segue em busca de patrocinadores para viabilizar disputas em competições de nível nacional”, completa. Porto também acredita que a chegada desses investimentos dependerá da organização de mais eventos com resultados observáveis.

Outros eventos

Aproveitando o campeonato Norte/Nordeste, a Fase também realizará um curso de arbitragem de pólo aquático com Roberto Cabral, integrante do quadro da Federação Internacional de Natação (Fina).

No dia 16 de junho, o Parque Aquático “Zé Peixe” receberá uma maratona festiva para a confraternização dos praticantes de pólo aquático e fechamento das atividades do primeiro semestre de 2007. Serão oito horas do esporte, começando às 9h e com fim às 17h.

A modalidade

O pólo aquático foi inventado oficialmente na Europa do final do século XIX. Até então, o jogo era denominado de rúgbi aquático. O futebol e o pólo aquático foram os primeiros esportes coletivos oficiais a integrarem as olimpíadas dos tempos modernos. Daqueles tempos para cá, a modalidade já passou por várias adaptações até chegar a sua forma atual.

Atualmente, a disputa é feita por sete jogadores, incluindo o goleiro. No jogo, os atletas dispõem de 30 segundos para realizar as jogadas. A bola não pode ser segurada com as duas mãos juntas por qualquer jogador, exceto o goleiro. Nenhum jogador pode afundar a bola ou apoiar-se no fundo ou bordas da piscina.

As dimensões das piscinas são de 30m x 20m para o masculino e 25m x 17m para as mulheres. O gol é representado por uma baliza de 3m x 90cm acima da superfície da água. As partidas são de quatro tempos de sete minutos cada, com intervalos de dois minutos entre cada etapa. O pólo aquático também possui cobranças de escanteio, pênalti e falta.

Por Taís Olívia

Para obter mais informações, acesse:

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito legal a matéria...Gostei mesmo...
Bem, as matérias dessa estudante sempre tratam de modalidades esportivas não convencionais e por isso são sempre interessantes...

Seria legal se fosse possível uma cobertura durante o evento...