20 janeiro, 2008

Muita animação e filtro solar

Os eventos que integrarão o Verão 2008 vêm com tudo para animar a estação mais esperada do ano. No final do mês de dezembro, o governador do estado, Marcelo Déda, lançou a programação do projeto, desenvolvido em parceria com as prefeituras de Aracaju, Itaporanga D'Ajuda e Pirambu, o Banese e a Associação Sergipana de Blocos e Trios (ASBT). O objetivo é estimular a prática esportiva em Sergipe e fortalecer o turismo não só em Aracaju, mas em todo o estado. Confira abaixo os principais eventos que fizeram e farão parte do verão sergipano.

Pré-caju

Na segunda semana de janeiro, o verão sergipano ferveu com a maior prévia-carnavalesca do Brasil. Atrações como Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Babado Novo, Asa de Águia, Harmonia do Samba, Pagodart, banda Eva, Cheiro de Amor, Aviões do Forró e Margareth Menezes pararam a capital com o seu ritmo alegre e contagiante.

Para o baiano Albert Peneluc, que curtiu os quatro dias da prévia carnavalesca, o Pré-caju continua sendo o evento mais badalado do estado. "Há seis anos que eu faço questão de vir à Aracaju curtir essa festa maravilhosa. O espaço é ótimo, as pessoas são super animadas e o bloco é muito seguro", afirma. Esse ano, um milhão e 200 mil pessoas passaram pelos 4,3 quilômetros da Avenida Beira Mar. O governo investiu dois milhões de reais para essa festa, que mobilizou 70 setores da economia, gerando mais de 20 mil empregos entre diretos e indiretos.

Para garantir o clima descontraído, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) reforçou o número de policiais no espaço destinado ao evento. Como conseqüência disso, foi registrado um número menor de ocorrências graves, se comparado aos índices das edições anteriores. Outro dado positivo é que não foi registrado nenhum homicídio durante a prévia carnavalesca. No total, foram contabilizados 155 casos diversos durante os quatro dias do evento, segundo a Coordenadoria de Estudos, Pesquisas e Estatística (Codepe). Para o secretário da SSP, Kércio Pinto, a avaliação foi positiva. "O trabalho de cerca de 1.300 policiais e bombeiros empregados em cada dia do Pré-Caju, foi muito bem executado. O planejamento deu certo e a meta para 2009 é aumentar ainda mais essa atuação, seja no rigor das revistas nas entradas, seja na ampliação da cobertura dentro da festa. Agora, as corporações ligadas à SSP vão se preparar para o Carnaval", afirma.

Torneios esportivos

As competições esportivas também farão parte da programação do Verão 2008. As inscrições para os torneios foram encerradas no dia 11 de janeiro e serão disputadas competições de beach soccer, futvôlei, beach handball, vôlei 4X4, surf e bodyboard, com premiações para os primeiros colocados.

Projeto Verão

Para quem curte um som mais alternativo, uma boa dica é aproveitar os shows que agitarão a orla de Atalaia em janeiro e fevereiro. Esse ano, o Verão Sergipe 2008 (antigo Projeto Verão) vem com tudo, animando não só os aracajuanos, mas também o público do litoral sul do estado. Uma infra-estrutura grandiosa será montada para atender as necessidades do público das praias da Caueira, em Itaporanga D'Ajuda, e de Pirambu. Além de dois palcos conjugados, o evento contará com posto médico, área vip, área para a imprensa, posto policial e uma quadra poliesportiva.

Segundo o governador de Sergipe, Marcelo Déda, o objetivo do projeto é desenvolver não só o turismo na capital, mas também o turismo no interior do estado. "Criamos um projeto para permitir que os turistas que chegam a Aracaju possam conhecer, além da nossa capital, as praias do litoral sul. O objetivo é mantê-los por mais tempo em nosso Estado e permitir que os sergipanos possam curtir o verão de forma mais intensa. Queremos fazer do nosso litoral o espaço mais quente do país", explicou o governador. O projeto será desenvolvido pelo Governo do Estado, em parceria com as secretarias de Estado da Comunicação Social e Esporte e Lazer, as prefeituras de Aracaju, Itaporanga D'Ajuda e Pirambu, o Banese e a Associação Sergipana de Blocos e Trios (ASBT).

Shows

A programação se iniciou sexta, dia 18, na praia da Caueira, com Vanessa da Mata, A Fábrica, Nando Reis e Capitão Parafina. Ontem, dia 19, contamos com o som das bandas Sibberia, Mariana Aydar e Jorge Ben Jor. Hoje, dia 20, finalizando a festa com grande estilo, o projeto contará com a presença de Natiruts e Naurêia.

Próximo final de semana, o projeto será em Pirambu. As atrações para o dia 25 de janeiro são Cartel de Bali, Pitty e Olodum. No dia 26, se apresentam Sunway, Wilson Sideral e Cidade Negra. E, encerrando mais um final de semana de festa, no dia 27, as atrações que vão agitar Pirambu são Java e Martinália.

Após o Carnaval teremos ainda mais programações na orla da Atalaia, aqui em Aracaju. Apesar da programação ainda não ter sido divulgada pelo governo do estado, já podemos nos programar para participar desta festa que ocorrerá entre os dias 15 e 17 de fevereiro.

Por Carla Santana

Fonte: Governo do estado

Um comentário:

Anônimo disse...

bom dia !!
estou de volta!!
bem materia bem feitinha, mas isso parece mais uma propaganda desses eventos do que algo que interessa as pessoas. sugestao de pauta: o carnaval vem ai e seria bom falar nao sobre a festa e sim outras atividades que podem ser realizadas por quem nao gosta dessa festividade.
grato pelo espaço
abidoral peixoto
abidoral@katatudo.com.br