11 fevereiro, 2008

Redução de acidentes na capital em 2007

O tráfego de veículos em Aracaju se tornou mais seguro em 2007. Os dados da Superintendência Municipal de Trânsitos e Transportes (SMTT) indicam que houve redução de 11% no número de acidentes de trânsito em relação ao ano de 2006. Um dos motivos foi o novo limite de velocidade estabelecido pela SMTT, que impõe velocidade máxima para os veículos de 60 km/h.

No ano passado, foram registrados 5.886 acidentes de trânsito em Aracaju, média superior, nos últimos quatro anos, apenas à de 2005, ano em que foram registradas 5.639 ocorrências. O número de vítimas fatais em acidentes também apresentou considerável redução – ocorreram 12 mortes a menos que em 2006.

A redução do limite de velocidade para 60 km/h faz parte da campanha “A Vida Vale Mais”, desenvolvida pela SMTT e implantada no segundo semestre do ano passado. A tendência é de que a diminuição no índice de acidentes que ocorreu nos últimos seis meses seja ainda maior durante todo o ano de 2008.

Novo limite

O atual limite de velocidade de 60km/h implantado pela SMTT gerou polêmica, principalmente por parte dos motoristas - insatisfeitos por serem obrigados a transitar lentamente pela cidade. Vias com grande circulação de veículos como as avenidas Tancredo Neves e Beira Mar, por exemplo, tiveram o limite anterior de 80km/h reduzido por causa da nova resolução.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o limite de 80 km/h deve ser aplicado somente em vias de trânsito rápido, que são caracterizadas pela ausência de semáforos ou lombadas e pela presença de passarelas para pedestres. Em Aracaju, não existe nenhuma via que atenda a esses requisitos.

Para monitorar o trânsito, foram instalados vários equipamentos eletrônicos pela cidade, como radares e lombadas eletrônicas. Esses equipamentos identificam a velocidade do veículo e punem os condutores que transitam acima do limite permitido. Os fotossensores instalados em semáforos, além de captar a velocidade, também identificam os veículos que invadem a faixa de pedestres ou ultrapassam o sinal vermelho.


Outras medidas

O consultor de segurança em trânsito, Reinaldo Santos, diz que a redução dos acidentes foi bastante acentuada e que as campanhas de conscientização podem contribuir para melhorar ainda mais o trânsito na capital. “É importante que se eduque a sociedade como um todo, e não apenas o condutor, pois também o pedestre e o ciclista muitas vezes facilitam a ocorrência de acidentes”, explica o consultor.

Outro fator que pode influenciar o número de acidentes de trânsito é o número de veículos por habitante – uma média de dois carros a cada sete cidadãos. Em 2007, foram contabilizados 147.323 carros particulares na capital, o que equivale a cerca de 850 veículos por quilômetro quadrado (Aracaju tem uma área de 174 quilômetros quadrados), um índice elevado para uma cidade de médio porte.

Para diminuir o fluxo de automóveis, deve haver espaço para outros meios de transporte como, por exemplo, através da construção de ciclovias. O comerciante Cláudio Macedo acredita que a melhoria do sistema de transporte público, se realizada com eficiência, poderia surtir efeito na redução de automóveis “Não basta apenas comprar alguns ônibus novos e abrir uma ou duas linhas. A melhoria tem que ser significativa”, enfatiza Macedo.

Por Fernando Pires

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