09 fevereiro, 2008

Sergipe já tem delegacia online

“Cada vez que mais pessoas tomam conhecimento da delegacia interativa, mais aumenta o número de atendimentos. De agosto do ano passado a janeiro deste ano foram 6700 registros validados”. Afirma a Delegada Thaís Santiago, diretora da Coordenadoria de Pesquisas e Estatísticas da Polícia Civil.

A Delegacia Interativa é um serviço oferecido pela Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, executado pela sua Diretoria de Tecnologia da Informação, que permite ao cidadão registrar, via Internet,quando sentir-se lesado por: furto ou extravio de celular ou documentos pessoais, bem como colisão de veículos sem vítimas.

Procedimentos

Os dados necessários para registro da ocorrência são RG, CPF, nome da mãe, telefone de contato e descrição do fato. Só maiores de dezoito anos podem utilizar o serviço, sendo que o registro de fatos ocorridos com menores deve ser feito pelo pai ou responsável.

O usuário comunica o fato de qualquer terminal de computador e, num prazo máximo de 24 horas, pode imprimir o Boletim de Ocorrência, sem precisar comparecer a uma delegacia. “Apesar de ser emitido a distância, o BO tem o mesmo valor de um boletim emitido numa delegacia convencional. Caso haja necessidade de comprovação de autenticidade, o interessado acessa o portal da Delegacia Interativa e, no MENU ‘emissão de boletim de ocorrência’ digita o número do boletim, o CPF e a senha; o sistema mostra o boletim impresso e a palavra válido, comprovando a autenticidade do documento”. Informa a delegada.

“Se o usuário esquecer da senha, perder o boletim e precisar em algum momento do BO, ele pode ligar para telefone 3216-5400, conversar conosco, fornecer o CPF e obter uma 2ª via do boletim em qualquer lugar em que ele esteja”, acrescenta.

A Delegacia Interativa funciona 24 horas, de segunda a sexta-feira. Nos sábados, domingos e feriados o BO não pode ser emitido, mas o cidadão pode registrar on-line a ocorrência para, no primeiro dia útil receber, por e-mail, a autorização para imprimir o boletim. Todos os registros realizados no período do carnaval, pouco mais de cem, foram validados na quinta-feira.

“O BO interativo não instaura inquérito, porque nós só registramos fatos atípicos. Denúncias de roubo ou outro crime devem ser feitas presencialmente numa delegacia”. Observa Thaís.

Ocorrência de trotes

“O número de trote é mínimo. Eu, durante o período em que estou aqui, nunca vi. O que pode acontecer é a pessoa ter seu boletim invalidado por erro nas informações. Nesse caso, como ocorre com os BOs validados, nós informamos por e-mail que o boletim foi invalidado e o motivo; a pessoa pode, se for possível, rever o erro e registrar um novo BO, sem problemas”, esclarece a delegada.

Existem alguns fatores que inibem o trote: assim que acessa a Delegacia Interativa, o terminal de computador que está sendo utilizado pelo usuário é rastreado; além disso, o cidadão informa dados pessoais, e por isso é alertado na página inicial do site de que falsa comunicação à polícia é crime previsto no artigo 340 do Código Penal brasileiro, com punição de 1 a 6 meses de detenção e multa. Ademais, existe ainda todo o respeito à Polícia que o cidadão costuma apresentar, dado o valor dessa instituição para a sociedade.

Além da Delegada Thaís, responsável direta pela Delegacia Interativa, outros dois profissionais trabalham em turnos diferentes para analisar os dados enviados pelos usuários, e só depois dessa avaliação é que o registro é liberado para impressão.

O sucesso da delegacia interativa estimulou a SSP a disponibilizar outros serviços on-line para os sergipanos: o Atestado de Antecedentes Criminais, para aqueles cuja carteira de identidade tenha sido emitida pela Secretaria de Segurança Pública de Sergipe a partir de março de 1996; e a Custódia de Materiais Apreendidos, em que o cidadão que teve algum bem roubado pode descobrir pela Internet se o objeto já foi encontrado, a fim de que possa reavê-lo.


Para mais informações:

http://www.delegaciainterativa.se.gov.br/
https://www.se.gov.br/ssp/atestado
http://www.sspvirtual.se.gov.br/custodia/


Por Luciene Alves de Oliveira

Foto: Luciene Alves de Oliveira

Nenhum comentário: