09 novembro, 2008

Ciências Atuariais: Novo Curso na UFS


Ciências o quê? Isso mesmo, Ciências Atuariais. Este é o novo curso de graduação ofertado pela Universidade Federal de Sergipe que foi implementado dentro do seu programa de expansão. O curso terá a duração de cinco anos e conta com diversos desafios pela frente, um deles é a divulgação do seu propósito profissional.


“O Atuário é o profissional preparado para mensurar e administrar riscos, uma vez que a profissão exige conhecimentos em teorias e aplicações matemáticas, estatística, economia, probabilidade e finanças, transformando-o em um verdadeiro arquiteto financeiro e matemático social capaz de analisar concomitantemente as mudanças financeiras e sociais no mundo”, é assim que o Instituto Brasileiro de Atuária define o profissional da categoria, que pode trabalhar em fundos de pensões, instituições financeiras, companhias de seguros, entidades de planos de saúde, dentre outras instituições que lidem diretamente com matemáticas estatísticas e financeiras.


A UFS ofertará o curso no turno da noite. “Temos a intenção de dar oportunidade àquelas pessoas que trabalham o dia todo e só dispõem da noite para estudar”, justifica o Prof. Dr. Manuel Luiz Figueiroa, responsável pelo núcleo de formação em estatística que responderá pelo curso de ciências atuariais.

Segundo Figueiroa a necessidade do curso em Sergipe é imensa em diversos locais como institutos de previdência e instituições financeiras, isso se deve a falta de profissionais graduados na área, visto que no estado a UFS será a única instituição em Sergipe a ofertar a graduação. No Processo Seletivo Seriado (PSS) 2009 da universidade, 87 candidatos se inscreveram na opção, o que representa uma concorrência de 1,74 candidatos por vaga, taxa considerada normal entre as áreas de atuação financeira, como estatística, por exemplo. O professor afirmou que a maioria dos candidatos que procuram essas áreas tem apenas o interesse em criar um vinculo com a universidade, sendo, também, de responsabilidade dos professores criarem métodos e meios de incentivo aos alunos.

O novo curso contará com algumas dificuldades como a falta de professores no processo de seleção para contratação, que se encontra aberto e sem inscritos, mas isso não será um problema no qual os estudantes tenham que se preocupar a princípio. “Os quatro primeiros períodos de ciências atuariais são semelhantes aos de estatística, isso nos dá uma folga de dois anos para que profissionais qualificados possam ser contratados. Só após esse período é que os cursos apresentam particularidades”, enfatizou o chefe do núcleo de estatística.

Nenhum comentário: