05 novembro, 2008

Cobertura nos estacionamentos UFS

Uma expansão que não pode parar

O projeto de expansão da Universidade Federal de Sergipe (UFS) teve seu início em 2004 com uma ambiciosa proposta de ampliar, através de recursos em parceria com o Governo Federal, todas as áreas que compõem a Universidade, desde pessoas, graduações a infra-estrutura, etc. A partir de então, uma série de mudanças vem transformando o panorama do campus de São Cristovão.

Dentre as diversas obras em construção que estão sendo implantadas no campus uma das mais curiosas, sem dúvida, é a construção de um novo estacionamento próximo ao Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) e o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) em velocidade impressionante e contendo toldos que perfazem a cobertura para apaziguar a temperatura dos carros que, por sinal, lembram bastantes coberturas de shoppings e alguns supermercados.

Em entrevista, o prefeito da Cidade Universitária “Professor José Aloísio de Campo”, afirmou que o “novo” estacionamento é uma parceria entre a UFS, o Governo Federal e a Petrobrás. Segundo ele, devido à demanda de mais vagas para o estacionamento e à criação de um pólo laboratorial, também financiada pela empresa, acabaram convergindo para a reconstrução do estacionamento naqueles moldes. Ele afirma, inclusive, que com a obra cerca de 400 novas vagas foram acrescentadas dentro daquela área.

Quando questionado sobre a possibilidade de uma expansão desse modelo de estacionamento, o prefeito foi taxativo em afirmar que devido ao aumento do número de carros transitando na universidade há planos para que aquele modelo de estacionamento seja incorporado em outras áreas. A opção pelos toldos como cobertura é um paliativo enquanto não é possível o crescimento da copa das árvores no local para produzir sombra, acrescenta que mesmo no estacionamento já construído e em fase finalização será instalada uma área específica para motocicletas e um bicicletário para atender aos usuários desses veículos.

Por conta da grande demanda de obras que o projeto de expansão impõe a toda a Universidade é possível que se demore um pouco até que todas as áreas tenham seus estacionamentos reformados ou criados, por causa de tramites burocráticos e judiciais. Porém, enquanto os novos estacionamentos não chegam resta aos alunos que estudam próximos ao CCET e ao CCBS desfrutarem da mais nova aquisição do projeto de expansão da UFS.

Por Thiago Vieira

Um comentário:

Anônimo disse...

E a buraqueira, como está?