09 novembro, 2008

Departamento de Computação da UFS Celebra Maioridade Com Novo Curso

O Departamento de Computação (DCOMP) da Universidade Federal de Sergipe foi fundado em 1991, apenas com o curso de Ciência da Computação. Próximo ano, ele contará com mais um, o de Engenharia da Computação.

O professor Giovanny Lucero, chefe do departamento diz que obras estão previstas para o próximo ano, para comportar o aumento do número de alunos. Afinal houve um aumento tanto no número de vagas, quanto no número de cursos oferecidos pelo departamento. Hoje ele conta com três: Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação.

Questionado sobre as diferenças entre os cursos ele responde: “O curso de Ciências da Computação forma profissionais para a área de desenvolvimento tecnológico e tem a computação como atividade fim. Já o curso de Sistemas de Informação forma analistas de sistema, profissional preparado para trabalhar em empresas, enquanto Engenharia da Computação atua na fronteira entre Engenharia Elétrica e computação, projetando softwares, por exemplo.”.

A partir deste vestibular serão ofertadas 250 vagas para os cursos da área de informática. Cursos com concorrência baixa, mas com uma grade curricular que pesam para os estudantes. Afinal, matérias como Cálculo I, Cálculo II, Física A aterrorizam a vida destes futuros profissionais.

O estudante do oitavo período de Ciências da Computação, Lucas Augusto Carvalho, fala que sempre gostou da área de informática, esse foi o principal motivo que o levou a escolha do curso. Mas quando o assunto em questão é sobre a estrutura de seu departamento ele diz: “O departamento não tem estrutura, mas dizem que vão contratar novos professores e ampliar o prédio.”, e acrescenta: “Hoje, eu seria contra a ampliação de vagas, mas a longo prazo isso vai se tornar algo positivo, principalmente quando se trata do mercado de trabalho, pois haverá uma maior concentração, podendo ser criada uma empresa, aqui em Sergipe”.

Quanto a ampliação do departamento, Lucero afirma que haverá sim um aumento tanto de espaço quanto no número do quadro de professores, que atualmente conta com doze professores efetivos e dez substitutos.

O curso de Engenharia da Computação faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (2004-2009) da Universidade Federal de Sergipe. Com promessas de ampliação departamental para 2009, e contratação de professores efetivos para 2010, o DCOMP celebrará sua maioridade com projetos em vista e um novo curso para aumentar a área de trabalho e pesquisas aqui em Sergipe.

Por Monique Tavares

Nenhum comentário: