15 novembro, 2008

Estudantes desocupam reitoria após negociação

Terminou na ultima terça-feira, dia 11, a ocupação da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Depois da reunião na tarde desta segunda-feira, 10, com o Reitor Josué Modesto dos Passos Subrinho, os estudantes que ocupavam cinco salas tiveram suas reivindicações atendidas.

Após 12 dias de ocupação e duas reuniões de negociação com a Reitoria, o movimento estudantil conquistou a equiparação da bolsa-residência do campus de Laranjeiras que passou de R$450,00 para R$ 702,00 por residência (valor recebido pelos residentes do campus de São Cristóvão), o pagamento da bolsa-residência e bolsa-trabalho que estavam atrasados à dois meses, criação do conselho paritário e deliberativo de assistência estudantil e pagamento em dia da bolsa-alimentação.


Além do afastamento da professora Neilza Barreto no que difere ao diálogo com os estudantes residentes, fornecimento de cestas-básicas nos finais de semana para os residentes do campus de Laranjeiras e o desprendimento de parte da bolsa-residência para a compra de alimentos.


Para o estudante de Geografia e militante do movimento estudantil Fernando Correia, a ocupação foi fruto de problemáticas e discussões que há dois anos, desde a criação do campus de Laranjeiras, vinham sendo travadas pelos estudantes. "A ocupação não surgiu de um ato espontâneo. Na verdade ela foi fruto de um processo de mobilização que se iniciou no Campus Laranjeiras e no campus de São Cristóvão," afirma.


Fernando ainda complementou que a ocupação foi de grande importância para o movimento estudantil e para a UFS. "Foram 12 dias que fizemos da reitoria o nosso lar. Doze dias em que movimentamos e re-oxigenamos a Universidade e o Movimento Estudantil . A conquista vai além das pautas obtidas. É uma conquista, também, subjetiva. Uma prova de que o movimento estudantil está aí, forte e presente. E que com ele organizado podemos sim conquistar a nossa tão almejada Universidade pública, gratuita e de qualidade.


"A estudante do curso de Teatro e residente, Lidiane Souza, acredita que a ocupação promoveu maior visibilidade aos residentes. "Com as nossas pautas atendidas, a condição dos residentes na UFS se tornará melhor," disse.


O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Arivaldo Montalvão, avaliou que a ocupação foi um marco reflexivo para a Universidade. "O movimento servirá para o amadurecimento de ambas as partes para que esses problemas não venham a acontecer novamente. A nossa intenção é que as políticas possam ser concretizadas da melhor forma possível," afirmou.


Leia mais
Após vazamento, estudantes ocupam reitoria da UFBA


Foto: Cocó

Por Pedro Alves

Nenhum comentário: