07 novembro, 2008

Dia do Radialista


Escutam-se muitas vozes no rádio, mas pouco se conhece sobre os donos delas. Nesta sexta-feira, dia 9, comemora-se o dia do profissional de Rádio e TV. Data pouco lembrada, mas que é de suma importância para os atuantes da profissão.

A data foi instituída em 2006, pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, em homenagem ao dia de nascimento do radialista Ari Barroso. Que foi um dos grandes nomes na história do rádio brasileiro. Os profissionais de rádio fazem chegar aos ouvidos das pessoas os principais acontecimentos do dia. E também assuntos de entretenimento como horóscopo, resumo das novelas, algumas notas de fofoca e principalmente muita música.

Com o surgimento da televisão e da internet, houve uma necessidade de reinvenção e revisão de alguns conceitos. O estudante de radialismo da Universidade Federal de Sergipe, Marcones Dantas, declara que “o rádio tende a migrar para a plataforma digital, sem deixar de operar com suas formas tradicionais.” Assim o perfil dos radialistas também precisa ser modificado.

A profissão ainda não é bem reconhecida, e muitos se utilizam do rádio como trampolim político, para falar o que querem e de forma improvisada. Mas os radialistas já tentam mudar essa forma de fazer o rádio. Como exemplo, há a rádio UFS (92.1), que está em caráter experimental, onde já há uma mudança na visão do radialista com um perfil diferenciador. É uma emissora educativa, sem fins comerciais, que quer mostrar à sociedade e ao mundo acadêmico assuntos de relevância construtiva e educativa.

A radialista Juliana Almeida, atual coordenadora de programação da rádio UFS, diz que “a emissora utiliza de um roteiro e de um manual de redação, baseados na universidade da linguagem radiofônica”, técnicas que precisam ser utilizadas pelos radialistas para fazer um trabalho mais profissionalizante. “Comunicador de rádio não apenas basta ter a voz bonita”, completa a coordenadora. É preciso utilizar dos conhecimentos acadêmicos para atuar forma correta e precisa.

Na opinião de Juliana, a profissionalização acontece atualmente. Mas, no momento em que os radialistas mudam a visão de atuar na sociedade e ganham um pouco mais de reconhecimento, o curso de Rádio e TV da Universidade Federal de Sergipe será substituído pelo de Audiovisual, curso que possui uma grade mais voltada para o cinema e que engloba todas as mídias. “Vai-se oportunizar uma ampliação no exercício da profissão, não sendo mais visto apenas em veículos tradicionais, como rádio e televisão”, declara o professor de comunicação social da UFS, Sebastião Figueiredo. E ainda completa “o leque de opções agora crescerá com as mídias novas que estão surgindo aceleradamente”.

Os atuais estudantes de radialismo vão poder decidir no final em qual área vão se formar, mas a próxima turma formará alunos do curso Audiovisual, com a extinção de Rádio e TV. Onde a coordenadora Juliana considera uma pena, mas lembra que se for para a melhoria do profissional, que mude então.

Para os atuais e futuros radialistas, resta uma melhor profissionalização e mais reconhecimento na sociedade. Pois o Brasil como o país que possui o segundo maior número de emissoras, perdendo apenas para os Estados Unidos, merece bons atuantes no rádio.

Por Thamires Nunes

2 comentários:

Michel Oliveira disse...

Ei há um erro bem no começo: "Nesta sexta-feira dia 9", sexta-feira foi dia 7, dia 7...

Anônimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Queres ganar dinero desde tu casa y buscas informacion[/b]
Nosotros hemos hallado la mejor pagina web en internet de como trabajo casa. Como nos ha sido de utilidad a nosotros, tambien les puede ser de utilidad a ustedes. No son solo metodos de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de formas para ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar-dinero-ya.com[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]