25 fevereiro, 2008

ABIH defende data fixa para o carnaval

O novo presidente da Associação brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Álvaro Brito Bezerra de Mello, tem como uma de suas propostas a fixação da data do carnaval no calendário. A preocupação surgiu com o fato de a celebração deste ano ter acontecido no início de fevereiro, data muito próxima das férias de janeiro, o que levou muita gente a escolher entre o primeiro e o segundo mês do ano para viajar. A sugestão da mudança é bastante polêmica, pois envolve tradições religiosas que acabam determinando o período carnavalesco.

“Acredito que o carnaval mais para o final de fevereiro seria melhor, porque permitiria que o turista se programasse mais”, afirma o presidente da ABIH em Sergipe, Diego da Costa, fazendo coro à presidência nacional da entidade. Segundo ele, como a festa ocorreu no começo de fevereiro, muitas pessoas não puderam se organizar financeiramente e, dessa forma, tiveram que escolher entre viajar nas férias ou no período carnavalesco.

Prejuízos para os turistas e também para os profissionais da hotelaria sergipana, que apesar de terem presenciado uma ocupação concentrada nos hotéis durante a primeira semana de fevereiro de 2008 – cerca de 97% da capacidade hoteleira do estado foi preenchida segundo dados da ABIH-SE, enquanto que no carnaval de 2007 o preenchimento foi de 91% –, estão enfrentando sérios problemas com a baixa estação começando já em fevereiro.

A ABIH nacional sugere que a festa passe a ser celebrada no primeiro domingo de março. O grande problema que o estabelecimento dessa data acarreta é a alta probabilidade de que o carnaval deixe de anteceder a Quaresma e acabe por acontecer em meio aos quarenta dias que precedem a Páscoa. “A Igreja Católica não permitirá que o festejo de caráter profano seja comemorado durante a quaresma, é preciso respeitar a ocasião”, declara o padre Gilvan Rodriguez dos Santos, mestre em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Como é estabelecida a data do carnaval?

A data do carnaval acompanha a da Páscoa – também móvel – e é determinada pela Igreja Católica a partir de cálculos baseados no calendário lunar, em que cada mês possui 28 dias. Como seguimos o solar, com meses de 30 e 31 dias (28 ou 29 apenas no caso de fevereiro), os calendários diferem entre si e geram a variação anual das datas em questão. O domingo da Páscoa é definido primeiro, o do carnaval será o sétimo que o anteceda. Para mais informações sobre como se dá o estabelecimento da data, acesse: http://www.diboa.com/2007/2/17/Pagina9751.htm


Fonte: www.inf.ufrgs.br/~cabral/tabela_pascoa.html

Leia mais:

Veja.com
"Setor turístico quer carnaval com data fixa"

JVA on line
"Carnaval do Rio virou 'espetáculo comercial', diz jornal"

Wall Street Journal on line
"Carnaval Arrives Early This Year, Too Soon for Brazil"

Por Christiane Matos

Foto: Beth Barreto

2 comentários:

Unknown disse...

Pra uma pauta estranha, até que saiu um bom resultado ^^

Checa a matéria que o Larry Rohter fez sobre Salvador no Nytimes online (bem que ela nao coloca sobre o carnaval, mas fala mto sobre o turismo durante o período).

http://travel.nytimes.com/2008/02/24/travel/24footsteps.html?ref=travel

Meu Papagaio disse...

Olá, blogueiro!

Você está convidado a participar do blog'se! - Primeiro Encontro de Blogueiros de Sergipe.

Para maiores informações, acesse o blog do evento:

http://meupapagaio.blogueisso.com/blogse


Contamos com você!


Grato!

Antonio Carlos Lima
www.meupapagaio.com
contato@meupapagaio.com