09 fevereiro, 2008

Espanhol nas escolas públicas sergipanas 'solamente' em 2010

Em Sergipe, apenas escolas particulares disponibilizam o espanhol como opção de língua estrangeira. Na rede estadual, nenhum dos quase 74 mil alunos possui a disciplina no currículo pleno. De acordo com a diretora do Departamento de Educação do Estado de Sergipe, Maria Izabel Ladeira, a língua espanhola só será adotada pela rede pública em 2010, último ano do prazo estabelecido pelo MEC.

A implantação do ensino do idioma para o Ensino Médio nas escolas públicas e particulares, de forma gradativa, é obrigatória desde 2005. A lei que regulamenta o ensino foi aprovada no Congresso Nacional, após discussões iniciadas em 1991.

Esclarecimentos

A justificativa principal para a demora é a falta de profissionais para suprir a demanda de vagas em todos os 75 municípios sergipanos. “Atualmente, só temos quatro professores habilitados em língua espanhola”, explica Isabel Ladeira, referindo-se ao número de profissionais já efetivados no magistério sergipano. Ainda segundo ela, a Secretaria de Educação pretende qualificar professores formados em outras áreas, que estejam aptos a ensinar o idioma até 2010. A abertura de edital para concurso público não tem data definida.

Para a Professora do Departamento de Língua Espanhola da UFS, Célia Navarro Flores, a proposta da Secretaria de Educação de formar profissionais por capacitação foi alvo de críticas num Seminário de Estudos Hispânicos, oferecido pela Universidade, ano passado. “Sergipe já tem uma mão de obra de alunos formados que poderiam estar assumindo esses cargos, de preferência via concurso público”, diz Célia.

A estudante do 4º período de Letras-Espanhol da UFS, Selma Cerqueira de Jesus, também não concorda com a qualificação de professores para o ensino do espanhol sem que eles tenham a formação adequada. “Os alunos que estão na faculdade hoje querem trabalhar na área em que se formarão”, comenta a universitária.

A Secretaria de Educação de Alagoas, por exemplo, desde 2007 contrata professores de espanhol efetivos e temporários. Seguindo o estabelecido por lei, nas escolas públicas do estado vizinho os alunos já têm a opção de estudar também esse idioma. Anteriormente o inglês era a única língua estrangeira disponível nos currículos escolares. Para o Ensino Fundamental, a oferta da nova disciplina é facultativa.

Por Getúlio Cajé

Um comentário:

Anônimo disse...

Só quero dizer que é um grande blog você tem aqui! Eu estive por aí por bastante tempo, mas finalmente decidiu mostrar o meu apreço pelo seu trabalho! Polegares para cima e mantê-lo ir!