15 fevereiro, 2008

É hora de garantir a vaga!

Inicia-se na próxima segunda-feira o período de matrícula institucional dos aprovados no vestibular da Universidade Federal de Sergipe. O período de 18 a 22 de fevereiro será destinado aos candidatos que concorreram a vagas nos campi de São Cristóvão e Laranjeiras. Já os aprovados para estudar em Itabaiana deverão efetivar o vínculo com a instituição no dia 30 de maio. As matrículas serão realizadas de acordo com o curso escolhido pelo aluno. Veja o local e as datas no site do Departamento de Administração Acadêmica: http://www.daa.ufs.br/Textos/Edital%204%20Matrícula%20Institucional%202008.htm

Para garantir a vaga, os estudantes deverão apresentar toda a documentação exigida a fim de evitar maiores transtornos. Segundo Lucymar de Souza Leite Santos, diretora substituta do Departamento de Assuntos Acadêmicos (DAA), no ano passado os principais problemas detectados foram ilegibilidade dos documentos e incompatibilidade de informações. Os dados presentes em todos os documentos exigidos devem estar de acordo com a certidão de nascimento do candidato, afirma. Mas não é preciso se preocupar. Caso o calouro não apresente a documentação completa nos dias programados para matrícula, a universidade concederá uma nova chance no dia 29 de janeiro.


É importante lembrar a necessidade de se pagar a taxa de matrícula do DAA, que corresponde ao valor de R$ 5,00, mais R$ 1,00 opcional para o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Os pagamentos estão sendo feitos apenas em agências do Banco do Brasil ou nos respectivos caixas eletrônicos. É necessário também ter disposição para enfrentar as possíveis filas.

Na fila de espera

Enquanto as providências são tomadas para que nada dê errado, alguns estudantes ainda aguardam ansiosamente o surgimento de uma vaga. Segundo Lucymar, no vestibular de 2007 mais de cem alunos excedentes foram chamados. O principal motivo das convocações foi o fato de os alunos aprovados dentro do número de vagas não terem comparecido no local da matrícula, acrescenta a diretora.

Os candidatos que forem convocados para substituir os desistentes ou impossibilitados de assumir a vaga serão informados através do site do DAA já no dia 1° de março, logo após a segunda chamada para a entrega da documentação. O departamento indicará uma data específica para os excedentes apresentarem seus documentos.

Imprevistos acontecem, mas o fato de não poder comparecer ao local no prazo determinado não é motivo para perder a vaga conquistada. Caso o calouro não possa ir ao local da matrícula deverá adotar procedimento que autorize outra pessoa a efetuá-la em seu lugar. A diretora do departamento esclarece que o representante do aluno deverá portar uma procuração, o que pode ser feita manualmente, sem autenticação em cartório.

Diante da ampliação do número de vagas ocorrida no ano passado, foi necessário adotar medidas que evitassem imprevistos e lentidão no processo de realização da matrícula. Lucymar informa que o aumento no número de funcionários para efetuar o atendimento e a organização do cronograma foram as principais providências adotadas. Pequenas alterações também ocorreram este ano com o objetivo de atender cada vez melhor os novos alunos. Estabelecido o vínculo com a universidade, é só começar a nova fase.

Por Tarcila Olanda

Um comentário:

Anônimo disse...

"(...) Os candidatos que forem convocados para substituir os desistentes ou impossibilitados de assumir a vaga serão informados através do site do DAA já no dia 30, logo após a segunda chamada para a entrega da documentação."

tu quiseste dizer dia 01/03, não foi?!