07 março, 2008

Artur Bispo do Rosário vai às telas

Iniciaram-se os preparativos para a produção do filme que contará a história de Artur Bispo do Rosário. Intitulado ‘O Senhor do Labirinto’, o longa-metragem resgatará a vida e a obra do artista sergipano admirado mundialmente, e ainda desconhecido na sua terra de origem. A obra dirigida pelo cineasta Geraldo Motta será baseada no livro ‘Artur Bispo do Rosário - O senhor do Labirinto’, de Luciane Hidalgo.

Visto por muitos como louco, Artur Bispo produziu 802 obras que estão expostas no museu que leva o seu nome, localizado em sua cidade natal. As principais peças do artista foram produzidas no período em que viveu internado em um hospital psiquiátrico, quando utilizava materiais advindos do lixo para fazer sua arte . A de maior destaque é o “Manto da Apresentação”, um bordado rústico rico em detalhes.

A iniciativa de realizar o filme sobre a vida e a obra de Artur Bispo partiu do cineasta Geraldo Motta. “A idéia de produzir o longa-metragem foi confirmada a partir da premiação de Motta pela roteirização do livro em projeto promovido pela Petrobras”, afirma a produtora Flávia Burgos. Ela acredita que o resgate da vida de um artista plástico admirado em diversas partes do mundo será de extrema importância para a sociedade sergipana.

Luz, câmara, ação!

Equipes compostas por produtores e diretores vêm constantemente ao Estado para realizar oficinas e palestras. Segundo a produtora local, a capacitação do pessoal é uma das propostas da 1ª fase da produção, já que quase todo elenco será formado por atores sergipanos. Além disso, 90% das cenas serão gravadas aqui mesmo em Sergipe, e o cenário principal será o antigo hospital psiquiátrico Garcia Moreno.

A estudante de artes Aline Lisboa é uma das interessadas em participar da parte cenográfica do projeto. “Será uma oportunidade fantástica para quem deseja trabalhar com arte áudio visual”, destaca Aline. A divulgação do projeto partiu do Núcleo de Produção Áudio Visual Orlando Vieira, onde aconteceram as oficinas, além da seleção, cujo resultado a candidata aguarda ansiosamente. Foram selecionadas 50 pessoas para a repescagem. Segundo Flávia Burgos, “Sergipe tem um bom potencial em atores iniciantes”.

A produtora registra a parceria do núcleo na realização do projeto, e afirma que a concessão do espaço para a realização das aulas e o fornecimento dos equipamentos tem sido uma colaboração importante. Flávia ressalta ainda o apoio dado pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Aracaju que, através da FUNCAJU, já proporcionou a reprodução da maioria das obras do artista que serão apresentadas no longa-metragem. Quanto ao apoio da iniciativa privada, ela diz que ainda está em processo de captação de recursos.

O reconhecimento

Previstas para começar em maio, as gravações serão um passo importante para a concretização de um projeto que trará à tona a história do artista sergipano ainda desconhecido em sua terra natal. Aline Lisboa, por exemplo, mostra-se surpresa com a arte produzida por Artur Bispo e revela que até então não tinha conhecimento sobre a obra feita pelo artista.

A capacidade de produção de Artur Bispo do Rosário é reconhecida mundialmente através de exposições como a que está sendo preparada na Alemanha para comemorar seu centenário. O longa está previsto para ser lançado no final de 2009. O Senhor do Labirinto será uma oportunidade importante para que os sergipanos conheçam o artista conterrâneo de grande originalidade.

Por Tarcila Olanda

Um comentário:

Anônimo disse...

Nosaaaaaaaaaa nesse texto não fala nada do que eu quero saber