09 março, 2008

Novo viaduto traz benefícios à capital

Inaugurado no dia 28 de fevereiro, com a presença do presidente Lula, o viaduto jornalista Carvalho Déda tem agradado a população aracajuana nos primeiros dias de funcionamento. A obra, que custou cerca de 22 milhões de reais, visivelmente já melhorou o fluxo de veículos, apesar de ainda ocorrerem pequenos congestionamentos esporádicos.

O viaduto possui quatro alças, quatro desvios e dois retornos, o que facilita o cruzamento entre as vias da região. Dessa maneira, a nova obra tem possibilitado um tráfego mais livre tanto nas avenidas Heráclito Rolemberg e Adélia Franco (eixo norte/sul), quanto na avenida Tancredo Neves (eixo leste/oeste).

O taxista Willamis Santos, que trafega diariamente pelo local por conta do seu trabalho, classifica a obra como excelente. Segundo ele, a circulação pela região se tornou muito mais tranqüila e rápida. "Ainda existem alguns congestionamentos em certos horários, mas, comparados aos outros, são bem menores", argumenta.

Segundo Demétrio de Almeida, gerente de operações de um hipermercado localizado nas proximidades do viaduto, já é notável o aumento na circulação de clientes na loja. Ele diz não ter dados sobre a intensidade dessa ascensão do movimento, visto que a obra foi inaugurada recentemente, mas confirma que o fluxo aumentou consideravelmente.


Transporte público

Assim que o viaduto começou a funcionar, os ônibus do transporte coletivo não podiam ter acesso às alças. De acordo com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), esta foi uma medida de adequação do trânsito. Com o decorrer da semana, as linhas foram sendo gradualmente liberadas. Desde o último sábado os ônibus passaram a utilizar as alças do viaduto.

Bruno Melo, usuário do transporte coletivo, também aprovou a construção. "Nos primeiros dias, quando o ônibus fazia a volta na avenida do shopping Jardins, estava ruim, mas agora que ele já está usando a alça ficou bem melhor", declara ele, que passa constantemente pelo terminal DIA.

Alguns motoristas de ônibus afirmam que houve melhora, mas alguns pontos deixam a desejar. Ponderam que o sistema do terminal de entrada e saída oposto ao viaduto, que com a obra recebeu maior fluxo de veículos, ainda causa lentidão e deveria ser repensado. Afirmam também que as alças construídas estão muito curtas.

Alguns veículos de maior porte precisam transitar lentamente pelas alças, o que causa, congestionamentos no local. Como noticiou o Jornal de Cidade, no primeiro dia de funcionamento, uma carreta ficou atolada no canteiro do viaduto, por não ter conseguido fazer o contorno. Apesar disso, na boléia de um caminhão de aproximadamente 10m de comprimento, o motorista Cláudio da Rocha diz não ter encontrado dificuldades. "Estou aqui [na cidade] há dois dias e não vi nenhum problema em andar no viaduto", informa.

Obras complementares

A SMTT divulgou que será feita uma passarela sobre a av. Tancredo Neves, que ligará o Teatro Tobias Barreto ao Extra. Além disso, anunciou também o projeto de continuação da ciclovia (na mesma avenida) até a av. Beira Mar e a construção de um novo terminal de integração do DIA. No entanto, a data do início das obras ainda não foi divulgada.

Confira através do link abaixo as alterações ocorridas no trânsito do entorno:
Por Zeca Oliveira

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