07 março, 2008

Esporte para todas

A partir de amanhã, dia 08 de março, 661 mulheres iniciarão uma disputa por medalhas em doze modalidades diferentes: voleibol de quadra e de areia, judô, futsal, futebol de campo, xadrez, ciclismo, dominó, handebol, dama, atletismo e karatê. Elas participarão do I Jogos Sergipanos da Mulher, uma iniciativa da Secretaria do Estado de Esporte e Lazer (SEEL), que busca homenagear as mulheres pelo seu dia e incentivar a prática esportiva feminina.

Apenas no atletismo e no ciclismo haverá divisão entre duas categorias: a “A”, de 16 até 18 anos; e a “B”, com participantes acima de 19 anos. Nas demais modalidades as atletas estarão disputando em categoria única. A presidente da Comissão Central Organizadora, Kleysse Santos de Lima, diz que a média de idade das inscritas é de 20 anos e revela que esperava uma maior participação de mulheres maduras. Já que o evento se encerra no dia das mães, ela queria que estas se sentissem prestigiadas com os jogos.

O futebol foi o esporte que teve o maior número de inscrições, confirmando que a paixão nacional também está presente no público feminino. Entre salão e campo, inscreveram-se 26 equipes, ou seja, 340 atletas apenas nestas modalidades. O esporte individual mais procurado foi o karatê, que contará com oito equipes, sendo 29 o número de inscritas.

Gilvan Costa Cavalcante, gerente geral de esporte da SEEL e presidente da Federação Sergipana de Ciclismo há 16 anos, afirma que os Jogos Sergipanos da Mulher é fruto de uma política de investimento no esporte amador. “Nunca se fez tanto pelo esporte amador no estado, só no ano passado fizemos o I Jogos Abertos do Interior, a I Copa Sergipe de Futsal, a I Copa Sergipana de Futebol Sub-17 e o I Circuito Quarentão de Futebol. Como se pode ver, todos inéditos”, declara.

O I Jogos Sergipanos da Mulher terá início amanhã, às 19h30, no Ginásio de Esportes do SESI, no Augusto Franco. Após o término da cerimônia de abertura – que contará com apresentações de grupos artísticos, desfile das equipes participantes, juramentos do atleta e do árbitro, e sorteio de brindes –, serão realizadas as primeiras disputas no futsal.

Por Christiane Matos

Nenhum comentário: