04 novembro, 2008

Colégio de Aplicação modifica modelo de seleção para entrada de novos alunos

No dia 13 de outubro de 2008, foi aprovado em reunião pelo Conselho do Ensino da Pesquisa e da Extensão (Conepe) o novo modelo de seleção de alunos para o Colégio de Aplicação (Codap).

A nova proposta consiste em sorteio público e será implantada a partir de 2010. Dos 16 Colégios de Aplicação espalhados pelo país, o Codap de Sergipe era o único que ainda mantinha a seleção de alunos por método de avaliação.

Para a diretora do Codap, Marluce Gama, o método antigo de seleção era ultrapassado e não apresentava dados reais sobre a situação da educação pública. “O método por avaliação não nos ajuda, a saber, realmente como anda a educação pública, 80% dos estudantes que entram no colégio vêm de escolas particulares, esse modelo só estava desgastando o caráter dos Codap’s de escola laboratório em educação básica”, afirma.

Marluce Gama ainda complementou que o novo modelo aprovado é mais democrático e resgatará a função social da universidade “Com o sorteio público as vagas serão democratizadas(...) A UFS acaba de aprovar o sistema de cotas, se mantivéssemos o modelo antigo, entraríamos em contradição com o verdadeiro papel da universidade.(...) Não queremos treinar estudantes para passar no vestibular, queremos incluir o filho do trabalhador, o Codap é uma escola pública,” afirma a Diretora.

O sistema de cotas foi aprovado na mesma reunião do dia 13 e será implantado também em 2010.

Por Pedro Alves

Um comentário:

Anônimo disse...

Quase uma loteria! Sistema que não concordo!