18 dezembro, 2008

Estado promove encontro sobre prevenção

Acontecerá nesta quinta feira, 18, o I Encontro de Saúde e Prevenção nas Escolas, promovido pelas Secretarias de Estado da Educação e da Saúde. O evento está marcado para as 8h, no hall do Celi Praia Hotel. O encontro vai reunir profissionais da educação e da saúde, jovens envolvidos em ações em prol da saúde no espaço escolar e tem como meta promover a integração entre saúde e educação.


Por meio do Programa Saúde e Prevenção nas escolas (SPE) as Secretarias de Estado da Saúde e Educação têm capacitado centenas de professores da rede pública de ensino levando informações importantes sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e estimulando temas como saúde sexual, saúde reprodutiva, vulnerabilidade, diversidade e cidadania, gravidez na adolescência, entre outros.


“Capacitar professores é algo de fundamental importância, pois eles se tornam multiplicadores desse conhecimento entre crianças e adolescentes”, explica o médico Almir Santana, responsável técnico pelo programa estadual de DST/AIDS, em entrevista à Secretaria de Comunicação do Estado.


Em Sergipe, o SPE já está implantado em 46 escolas das redes estadual e municipal. “O ambiente escolar é visto pelo projeto como melhor espaço para implantação de políticas voltadas para adolescentes e jovens, principalmente no que se refere à promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva”, analisa Márcia Cavalcante, coordenadora do Programa Nacional de Saúde e Prevenção nas Escolas.


A meta do projeto é reduzir a vulnerabilidade dos estudantes às DST’s, à infecção pelo HIV e à gravidez não-planejada e tem como finalidade promover uma política integrada que articule a rede de educação básica e a rede de atenção básica à saúde.


Por Janaína de Oliveira

Nenhum comentário: