18 dezembro, 2008

Cine Cult: Cinema fora da rota comercial

O Cine Cult é um projeto criado pela produtora Cine Vídeo e Educação com o objetivo de atender a um público órfão de filmes do circuito alternativo. A ideia surgiu quando a produtora propôs ao cinema Moviecom - na época localizado no Shopping Riomar - que as sessões culturais de sábado e domingo fossem estendidas aos dias de semana. A proposta não foi aceita. Então, Roberto Nunes, coordenador do CineCult, procurou o Cinemark que gostou do projeto e incluiu a sessão alternativa em sua programação.

A Cine Vídeo e Educação é uma empresa de São Paulo, mas a primeira iniciativa para promover o Cine Cult foi feita em Aracaju. Ao perceber que a ideia agregou novo público ao cinema, o Cinemark decidiu expandi-lo até Manaus e Natal e, mais tarde, para Florianópolis, Ribeirão Preto e Salvador. Atualmente, além dos locais já citados, o Cine Cult tem sessões em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, S. José dos Campos, Jacareí, Vitória, Goiânia e Campo Grande. “Hoje o projeto deixou de ocupar o lugar da sessão desconto e conseguiu ter seu próprio público e a nossa pretensão é ampliarmos ainda mais esse circuito”, conta Roberto Nunes.

Apesar de contar com um público mais seleto, as sessões estão sempre cheias - alguns filmes já chegaram ao público de mais de 1000 pessoas. Atualmente os espectadores variam entre 500 e 700 por sessão. “A intenção é começar um projeto para atrair estudantes do ensino médio e realizar sessões especiais para profissionais e estudantes do ensino superior”, revela Nunes. Os filmes são assistidos, basicamente, por estudantes universitários, professores e profissionais liberais.

Virada Cultural

No dia 14 deste mês houve a “3ª Virada Cultural”, na qual foram exibidos três filmes da meia noite às 7h da manhã. Agora as atenções estão voltadas à programação do mês de Janeiro. Em pleno Pré-Caju, para atender aos anseios dos aracajuanos que não entram no ritmo da festa, acontecerá um festival de filmes que não foram exibidos em 2008 e lançamentos de 2009. A programação será divulgada no próximo dia 29.



Essa semana o filme exibido pelo Cine Cult é “Mandela – Luta pela Liberdade”, todos os dias às 15h10min e, excepcionalmente às quartas, na sessão de 17h40min.

Leia mais no blog do Cine Cult.

Vídeo: www.youtube.com.br
Por Yasmin Barreto

Nenhum comentário: