04 dezembro, 2008

1ª Olimpíada integra estudantes da UFS

Com encerramento previsto para 6 de dezembro,sexta-feira, DCE comemora o sucesso do evento com alunos e prepara as equipes para torneios nacionais.

Com o tema “Avançando, Crescendo e Integrando”, a primeira edição das Olimpíadas UFS é organizada pelo Grupo Sport, formado por estudantes dos três cursos de Educação Física, e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). O evento é o primeiro na comunidade universitária com dez modalidades no qual alunos de todos os cursos de graduação puderam montar suas equipes e praticar os mais diversos esportes. Entre as modalidades estão: atletismo, basquete, corrida rústica, futsal, futebol, handebol, judô, natação, vôlei de quadra, vôlei de praia e xadrez, com equipes masculinas e femininas. A atualização do quadro de medalhas e informações sobre o andamento das competições podem ser vistas no site do evento.

Com aproximadamente 2.500 inscrições, bem acima das 1.100 previstas, o evento esportivo serve de integração entre os participantes, além da diversão e do entretenimento. “A competição entre os estudantes é sadia e o esporte tem esse poder de ligar vários alunos dos mais diversos cursos, independente de classe social, religião ou etnia”, declarou Natan Alves, presidente do DCE.

Grupos dos campus periféricos da UFS também se envolveram no espírito esportivo. Onze equipes foram trazidas de Itabaiana para jogar nos mais diversos espaços de competição, como nas instalações dos colégios estaduais João Alves, Médici, Acrísio Cruz e Marco Maciel, e outros, como também no (espaço) da própria universidade. “A Olimpíada UFS é um diferencial, já que é o primeiro evento universitário esportivo com esse número de modalidades. A arbitragem, por exemplo, é das federações de cada esporte específico. Os alunos se interessaram bastante pelos jogos”, reforça Natan.

Para a estudante de fonoaudiologia, Elaine de Andrade, participante da modalidade futsal, o evento é interessante para todos universitários, já que possibilita atividade extra classe e diverte ao mesmo tempo. “Descontração do estresse do dia-a-dia e mobilização dos alunos para jogar e montar torcidas são processos da olimpíada que vão deixar saudades e expectativa para o próximo evento”, afirma a participante.
E provavelmente esses desejos serão atendidos. De acordo com Natan, próximas edições podem ser esperadas.

As modalidades futebol, futsal e vôlei de praia foram as mais procuradas e a participação masculina ainda predomina. Para o DCE, a olimpíada tem sua importância também pelo fato de melhorar as equipes para participarem dos Jogos Universitários Brasileiros, os JUB´s. “A UFS tem pequena participação no âmbito dos jogos universitários nacionais e essa olimpíada prepara e fortalece nossas equipes”, afirma Natan.

Premiação

As equipes campeãs receberão premiação em dinheiro, no valor de R$ 400,00 (na modalidade futebol), além de troféus e medalhas. A entrega dos prêmios será numa data posterior, ainda não divulgada pelo DCE, que contará com uma confraternização final dos jogos.

O encerramento oficial estava previsto para o dia 30 de novembro. Mas, de acordo com informações no site das olimpíadas UFS, a data foi adiada para o dia 6 de dezembro, em consequência de feriados, ENADE, concursos, simpósios, palestras e eleições, assim prorrogando o final do evento esportivo.

Por Lorene Vieira

2 comentários:

Anônimo disse...

Ótima matéria, bem elaborada e bem estruturada.
Parabéns Lorene, Vc tem futuro na área

Anônimo disse...

"Grupos dos campus periféricos da UFS também se envolveram no espírito esportivo"

Sempre tive dúvida em relação ao verdadeiro plural de "campus". Pois há os que dizem "campi", outros aceitam a forma "campuses" e ainda há os que usam "campus" mesmo...