13 janeiro, 2009

Alegrias e tristezas no resultado do vestibular

Depois de muita espera e apreensão CCV divulga resultado do vestibular 2009.
Várias são as reações dos que conferem as listas.

O resultado final do Vestibular 2009 da UFS saiu na sexta (09/01). Aos presentes no auditório da reitoria foi divulgada a lista com os dez primeiros colocados. Oito eram de medicina. O primeiro lugar geral foi obtido por Ícaro de Vasconcelos Brito, aprovado em Engenharia Elétrica.

Neste ano foram ofertadas 4.455 vagas em 87 cursos, nos campi de São Cristóvão, Saúde, Laranjeiras e Itabaiana.A lista com os aprovados foi divulgada no site da Coordenação do Concurso Vestibular (CCV), e em alguns outros sites de notícias.

“Não tenho mais unha. Desde que soube que o resultado iria sair sexta feira o tempo parou. Sinto uma angústia. Não consigo mais dormir. Passo a noite apreensivo. Falo sozinho”. Este é Joel Costa Júnior um dia antes do resultado do vestibular ser divulgado. A descrição, apesar de ser pessoal, poderia ser feita, com alguns ajustes, pela maioria dos candidatos que aguardavam o resultado do concurso.

Para Joel e demais apreensivos uma lista é afixada no fundo da CCV (no campus de São de Cristovão). É necessário fôlego para enfrentar a multidão que se espreme para ver a lista. A poeira sobe do chão de terra devido à movimentação dos pés.


* Clique no canto inferior direito do slide show para abrir em tela cheia

Há certa competição para ver quem consegue chegar primeiro a parede. O esforço é recompensado quando se encontra o nome na lista. “Passei! Passei!”. Os gritos rompem a multidão. Calorosos abraços são inevitáveis.

Ali Joel pôde constatar sua aprovação para o curso Audiovisual. Depois de toda a tensão das semanas posteriores a realização das provas e da apreensão do dia anterior ele declara: “É uma sensação totalmente oposta. Ainda mais com uma colocação que não esperava. Espero que seja o curso de minha vida”.

No mesmo espírito, Juliana Gomes constatou sua aprovação em primeiro lugar no curso de Turismo. Ela foi com o pai, a mãe e as duas irmãs esperar o resultado. “É necessário estudar muito para passar”, diz eufórica. Sem perder tempo avisa sobre a aprovação aos amigos através do celular.

A situação em nada se parece com a de alguns minutos antes. Quase todos se negavam a falar devido ao nervosismo. Uma grande quantidade de jornalistas entrevista, filma e fotografa os empolgados calouros (ou não). Depois de muitas unhas roídas Joel Júnior resume o que deseja: “quero descansar e curtir”. As marcas da aprovação podem ser vistas na cabeça raspada.

Não apenas alegria

Mas não só de aprovações se faz o vestibular. Os que não encontram seu nome na lista de aprovados seguem para a parede ao lado onde se encontra as de excedentes. Ver se há ao menos alguma chance de conseguir uma vaga.

Dentre os que choram é possível perceber quem não conseguiu a aprovação. É um choro diferente. Um lamento pelas esperanças desfeitas. Os que são aprovados choram rindo.

Ao ver que seu nome não estava nos aprovados de Engenharia da Computação Héber Rocha descreve: “senti-me impotente. Apesar de não ter me preparado muito sempre se espera passar. Mas como já curso Matemática amenizou um pouco. Agora é estudar e prosseguir o curso”.

Aos que não passaram esse ano Ícaro de Vasconcelos Brito, primeiro lugar geral, aconselha: “É necessário perseverar. Não se deixar abater nem pensar em desistir. Tem que dá o sangue e estudar”.

Troca de responsabilidade

Todo o processo seletivo é feito pela Coordenação do Concurso Vestibular, com a divulgação do resultado Manoel Leite Torres, coordenador da CCV, diz estar com sentimento de missão cumprida. “Depois de um mês da realização das provas temos o resultado. Como o número de vagas é limitado esperamos que os alunos que passaram façam jus a uma vaga aqui na UFS”.

Os aprovados agora ficam sobre a responsabilidade do Departamento de Assuntos Acadêmicos (DAA). Os alunos devem ficar de olho nas datas de matrícula. De acordo com o calendário, a matrícula institucional ocorrerá de 20 a 22 de Janeiro para os cursos ofertados nos campi de São Cristóvão, Saúde e Laranjeiras. E para Itabaiana no dia 20 de Março.

Aos aprovados depois da comemoração vem o descanso, unhas e cabelos crescidos. Aos excedentes próximos a esperança da segunda chamada. À universidade uma nova safra de calouros perdidos pelos corredores em busca das salas.

Leia mais: Conheça os nomes dos aprovados no vestibular 2009
Veja como é feita a correção da redação do vestibular da UFS

Por Michel Oliveira (texto e fotos)

Nenhum comentário: