19 janeiro, 2009

Hemose convoca doadores no Pré-Caju

Neste período de festas e de aumento da demanda de sangue nos hospitais, hemocentro realiza campanha de doação



(Fonte: Ministério da Saúde)



Após a queda de 30% nos estoques do banco de sangue, registrada em dezembro, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), convoca seus doadores regulares a comparecerem ao hemocentro. O fato é devido à aproximação do período do Pré-Caju (22 a 25 de janeiro), em que a demanda por todos os tipos sanguíneos aumenta nos hospitais sergipanos.

Não apenas em momentos de convocação por acidentes, cirurgias ou outras necessidades de familiares, a doação de sangue é solicitada, já que esta não causa quaisquer danos à saúde, além de ser um forte ato de solidariedade humana.

Apesar de ser doador voluntário há seis meses, o estudante Johnata Andrade, de 20 anos, esperou um mês além do que estava agendado para fazer sua doação, na última sexta-feira. “Minha mãe vai fazer uma cirurgia. Por isso, esperei um mês para doar diretamente para ela”, conta o estudante.

Já o também estudante, Pedro Paulo Santos, de 21 anos, conta que é doador há dois anos e sente-se muito satisfeito por praticar este ato de solidariedade. “É muito bom poder ajudar. Não faz nenhum mal. Gosto de poder ajudar. Além disso, sou isento de taxa de concursos”, explica.

Segundo a gerente de atividades médicas do hemocentro, Maria Amália Andrade, neste período de férias, encerrado em janeiro, é natural que haja uma queda no volume dos bancos de sangue, mas a demanda não diminui na mesma ordem. “É preciso que, principalmente, as pessoas que nunca doaram e que têm fator Rh negativo compareçam para fazer sua doação”, solicita.

Para fazer a doação de sangue, o voluntário deve alimentar-se antes, ter entre 18 e 65 anos de idade, apresentar carteira de identidade, pesar acima de 50 kg e não ter ingerido nenhum tipo de bebida alcoólica nas 24 horas anteriores. Também são feitos, gratuitamente, exames para possível detecção de doenças como Sífilis, HIV, Hepatite e outras que podem ser transmitidas por transfusão sanguínea.

O Hemose está localizado na Avenida Tancredo Neves, s/nº, bairro Capucho, anexo ao Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE). Para informações ou agendamento de doações, os interessados devem telefonar para (79) 3259-3191 ou 3259-3174.

Para saber mais sobre "doação de sangue" clique aqui.

Por Erick Souza

Nenhum comentário: