12 janeiro, 2009

Vales-transporte se modernizam

Agora, em vez dos pequenos papéis descartáveis, usa-se o cartão magnético. Desde maio do ano de 2008, o ‘Cartão Mais Aracaju Vale-Transporte’ foi lançado. A partir de então, a bilhetagem estava quase que totalmente dominada pelo eletrônico, até que em 1º de dezembro, as cartelas de vales-transporte de papel deixaram de ser comercializadas para as empresas repassarem aos seus empregados. A substituição foi gradativa, porém, com essa mudança, há muitas dúvidas e questionamentos colocados frente à afirmação de maior segurança e praticidade para usuários e funcionários das empresas de ônibus.

Um dos carros-chefes da justificativa ao novo sistema, de bilhetagem eletrônica, é o quesito praticidade. Segundo a assessora de comunicação do Setransp (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju), Alessandra Franco, o sistema é prático pois agiliza a passagem nas catracas, diminui a quantidade de material carregado pelas pessoas e exerce o efetivo controle da arrecadação e dos perfis dos usuários.

Outra afirmativa é a de que o sistema eletrônico possibilita maior segurança, tanto aos usuários quanto ao próprio Setransp e suas empresas representadas. Por exemplo, no caso de extravio, o usuário pode solicitar o bloqueio imediato do cartão via e-mail, telefone ou pessoalmente na sede do sindicato. Se ainda houver créditos, estes serão preservados para, na segunda via do cartão, serem resgatados. Entretanto, há quem já reclama ser vítima de descontos acima do utilizado. Casos em que os descontos por passagem chega a ser maior do que o estabelecido. Para essas situações, a assessora orienta a fazer uso do serviço de extrato on-line, disponível no site
maisaracaju.com.br. No extrato constam: o horário em que a pessoa passou na catraca; qual linha pegou; e quanto foi descontado do cartão; ainda pode-se saber quanto resta de saldo no cartão. Mais é bom lembrar que o saldo que aparece no cartão é em dinheiro e não em quantidade de passagens, então, para se saber quantas passagens possui, tem de dividir por R$1,75 - valor da passagem no momento. De porte deste documento, todo usuário pode apresentá-lo junto à Setransp para ser ressarcido.

A principal diferença entre o Mais Aracaju Vale-Transporte dos demais cartões é, sem dúvida, a recarga a bordo, em que o passageiro recarrega seus créditos automaticamente num validador – aparelho de leitura dos cartões -, não precisando, assim, recorrer a um posto de venda para receber seus vales.

Muito embora o sistema magnético esteja definitivamente implantado, aqueles que ainda possuírem vales-transporte de papel, podem, da mesma forma, efetuar a troca destes por créditos no novo cartão. É só imprimir um formulário de troca, acessível no site
maisaracaju.com.br, e preenchê-lo, levando-o a sua empresa para que seja carimbado e assinado. Após este procedimento, levar o formulário junto com os tickets-vales a qualquer ponto de venda de créditos, com a finalidade de concluir a troca.

Por Natália Vasconcellos

Nenhum comentário: