16 janeiro, 2009

DISI 2008: importância da prevenção na internet

Segurança em computação tornou-se um assunto muito sério. Com o grande aumento de usuários, tem surgido uma infinidade de novas ameaças cibernéticas a cada dia. Não só podendo prejudicar o computador, danificando peças e sistemas operacionais, como também causando grandes problemas ao usuário, como roubos de contas de bancos e senhas de acesso a sites.

E foi exatamente sobre isso que o DISI (Dia Internacional de Segurança em Informática) tratou, com o tema "Prevenção: a melhor forma de defesa contra ameaças". O evento é mundial, realizado desde 1988 (com o nome de Computer Security Day) e desde 2005 no Brasil através da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) e de seu Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (Cais). A edição 2008 do evento foi realizada em Brasília e transmitida por videoconferência para Aracaju e outros 17 estados. As palestras usaram uma linguagem mais acessível, pois foram destinadas a usuários finais de computadores.

Dentre as questões expostas e discutidas, houve itens relacionados ao uso de senhas, backup de dados e cuidados com fraudes eletrônicas, leitura de e-mails e o uso da tecnologia Bluetooth.

Cuidados Importantes

- Nunca use senhas muito simples ou repetitivas. Tente alternar letras maiúsculas e minúsculas, números, caracteres e símbolos. Procure não esquecer-se das senhas, nem compartilhá-las com alguém. Nunca use o computador em lan-houses, pois há muito risco de roubos de senha em locais desse tipo.

- Uma boa dica para fazer uma senha segura é pensar numa frase fácil de ser lembrada, usar apenas as iniciais, alterne entre maiúsculas e minúsculas e coloque símbolos como "@" ou "*".

- Faça "backup" (salvar os dados do seu computador) regularmente, gravando em CD e/ou DVD e guarde em local seguro.

- Mantenha sempre seu computador atualizado, use sempre programas originais e tenha sempre um anti-vírus e "firewall" atualizados (programa que evita que conexões estranhas cheguem ao seu computador). O anti-vírus deve estar sempre configurado para verificar seus e-mails e arquivos acessados.

- Tenha muito cuidado ao ler e-mails, pois a maioria dos e-mails que são recebidos com nomes de lojas é falso. Também os e-mails com mensagens amorosas, pedidos de compra ou notícias. Na dúvida, nunca abra os links dentro de e-mails que você considerar suspeitos. Peça a opinião de alguém que entenda de informática ou pesquise no Google antes de abrir.

- A tecnologia Bluetooth ou infravermelho que os celulares mais atuais possuem também pode ser uma ameaça em potencial. Portanto, nunca deixe ligado o Bluetooth ou infravermelho de seu celular quando você não estiver usando. Evite acessar bancos e sites de compras em redes públicas, pois sua senha pode ser roubada.

Por Pedro Ivo

Nenhum comentário: