27 janeiro, 2009

Procura por habilitação cai em janeiro

Fim de ano: casa cheia, lojas apinhadas de gente, rodoviárias e aeroportos lotados, ruas congestionadas. Tudo como é de nos festejos de Natal e Reveillon. Neste ano que passou, no entanto, mais dois lugares foram adicionados à lista dos espaços abarrotados em dezembro: as auto-escolas e as centrais de atendimento dos DETRAN – Departamentos Estaduais de Trânsito.

O motivo do corre-corre foi o conjunto de mudanças no processo para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que passaram a valer no primeiro dia de janeiro. Quem desse entrada na solicitação do documento a partir do ano-novo já enfrentaria as novas regras, mais rígidas. Além disso, com as novidades, o preço a se pagar nos centros de formação de condutores subiria bastante. Em Aracaju, da média de R$ 500 as auto-escolas passaram a cobrar quase o dobro para quem quisesse obter a habilitação na categoria B (veículos de até 3.500 Kg e lotação máxima de oito lugares), por exemplo.

Segundo André Carvalho, da assessoria de comunicação do DETRAN, o número de atendimentos em Sergipe saltou de 6.264 em dezembro de 2007 para 7.939 nesse mesmo período em 2008. Mas, segundo Manuela Souza, do setor de atendimento de uma das auto-escolas da Av. Tancredo Neves, o aumento do custo e as novas regras acabaram fazendo a procura pela CNH cair neste mês. “Em dezembro foi aquele sufoco, mas em janeiro agora o movimento está mais baixo do que em janeiro do ano passado”, comenta.

Ano de mudanças

As alterações do primeiro de janeiro – na Lei, Resolução 285 do Conselho de Trânsito (CONTRAN) – exigem que as cargas horárias dos cursos teóricos e práticos de habilitação passem de 30 para 45 horas-aula e de 15 para 20 horas-aula, respectivamente. Entre outras temáticas, o novo programa teórico passará a abordar as implicações do consumo de álcool e/ou substâncias psicoativas, condução de veículos em situação de risco, direção de motocicleta com carga e/ou passageiros, equipamentos de segurança e cuidados com a vítima motociclista.

Além disso, quem deseja aprender a dirigir motocicletas deverá agora passar por treinamento em via pública, mesmo em condições adversas, como chuva e neblina. O instrutor poderá utilizar outro veículo para acompanhar o aluno, que deve ter passado por treinamento em circuito fechado antes disso.

Também este ano, mais precisamente em 1º de junho, entrará em vigência a Resolução 300 do CONTRAN. Ela estabelece os procedimentos necessários para que os motoristas envolvidos em acidentes ou crimes de trânsito possam voltar a dirigir. Além do curso de reciclagem que já era previsto antes, agora os condutores deverão passar por testes de capacidade física e mental, avaliação de direção veicular, avaliação escrita sobre as leis de trânsito e exame psicológico.

Por Ricardo Gomes

Nenhum comentário: