28 junho, 2008

Quando a realidade parece só forró, é hora de fazer documentários



Ainda em clima de Festa Junina, com uma divulgação quase inexistente, o programa DOCTV - de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro - começa a pegar fogo. A avaliação dos projetos, que começou no dia 27 de maio, será encerrada no próximo sábado, 28 de junho.

Chegando à sua 4ª edição, o projeto nacional, que em Sergipe é uma realização da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, da Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (ABEPEC), Fundação Padre Anchieta (TV Cultura), Empresa Brasil de Comunicação (TV Brasil, Aperipê TV) e do Governo de Sergipe, Prefeitura de Aracaju e Banco do Nordeste do Brasil (com o apoio institucional da ABD/SE), continua meio escondido entre a fumaça dos fogos e a poeira dos arrasta-pés.

Mesmo assim, as expectativas são as melhores para a edição 2008 do DOCTV, o que pode ser percebido até na comunidade do projeto no site de relacionamentos Orkut. A procura é grande por modelos de projetos de documentário de edições anteriores. A usuária Maria Fernanda Cordeiro, por exemplo, disponibiliza seu modelo para todos. "É ainda da 2ª edição do projeto, mas a base é a mesma". É ainda essencial para os participantes checar as informações sobre regulamento e cronograma de produção (em Sergipe através do site – www.aperipe.se.gov.br).

Serão premiados 2 projetos inéditos de documentários, de 52 minutos cada, com contratos de co-produção para as obras – financiados pelas empresas citadas que compõem o projeto. Haverá premiações diferenciadas para 1º e 2º colocados, e ambos serão exibidos pela Rede Pública de Televisão – respectivamente a partir de maio de 2009 e janeiro de 2010. O autor e o diretor do melhor documentário serão ainda convocados a participar de oficinas nacionais de Produção, juntamente com os outros ganhadores dos outros estados.

O tema deste ano é “Quando a realidade parece ficção, é hora de fazer documentários”. Nada mais propício, num tempo de crianças jogadas de janelas, que verdadeiros vídeos-documentos venham dar um toque de realismo numa vida que aparenta ser cada vez mais irreal.


Destaques de Outros estados:

http://www.youtube.com/watch?v=4H7Lz7cM1q0&feature=related – Teaser sobre o Documentário "Manoel Monteiro - em vídeo, verso e prosa", escolhido na Paraíba para ser gravado e exibido no Programa DOCTV, da TV Cultura.

http://www.youtube.com/watch?v=NEx51Z1s6JY&feature=related - DOCTV - A Próxima Refeição – AM

http://www.youtube.com/watch?v=9ZMYU5xL9LA&feature=related - DOCTV - Ensolarado Byte – PE

http://www.youtube.com/watch?v=cSA209Hbe6A&feature=related - DOCTV - Do Lado de Fora – RJ

http://www.youtube.com/watch?v=QdxmLKwU7zA&feature=related - DOCTV - Preto contra Branco – SP


Por Luiz Paulo.

Nenhum comentário: