18 junho, 2008

Josué Modesto é reeleito com 69,78% dos votos

Com 69,78% do total de votos, a chapa “Crescendo com a UFS” saiu vitoriosa na consulta à comunidade acadêmica que opinou sobre quem dirigirá a reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS) de 2008 a 2012. A chapa é composta pelos atuais reitor e vice-reitor, Josué Modesto dos Passos Subrinho e Ângelo Roberto Antoniolli respectivamente. A escolha deverá ainda ser encaminhada aos Conselhos Superiores, órgãos máximos deliberativos, que darão o aval final.

A chapa “Crescendo com a UFS” apresentou vitória maciça em quase todas as urnas. As únicas em que isso não ocorreu foram a dos técnicos do campi de Laranjeiras – onde houve empate, e a dos discentes do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) – onde a chapa “Humanização, Transparência e Descentralização” obteve 523 votos contra 400 da adversária. O atual reitor mostrou-se mais forte no processo eleitoral principalmente nos novos pólos criados em sua gestão.

Outro ponto que chamou a atenção foi o número de abstenções. Dos 18.548 aptos a votar, apenas 6.655 se fizeram presentes às urnas, um percentual de aproximadamente 64% de não comparecimento à eleição. Mas para o presidente da comissão eleitoral, Carlos Dias, esse número elevado já era esperado.

Josué Modesto é graduado em Economia pela UFS e possui título de Doutor na área de História Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Já ocupou o cargo de vice-reitor entres os anos de 1996 a 2004. À frente da reitoria desde 2005, sua gestão foi marcada pelo projeto de expansão da UFS. Nesse período, destaca-se a criação de 30 novos cursos de graduação presencial, a construção de dois novos campi e a adesão da UFS ao polêmico Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI).

TABELA DE VOTOS POR LOCAL E POR CATEGOGIA:


EST: Estudantes
PRO: Professores
TÈC: Técnicos administrativos
UAB: Universidade Aberta do Brasil


Confira aqui a relação completa da consulta para reitor 2008


Por Zeca Oliveira

Nenhum comentário: