13 maio, 2008

Invasão Visual movimenta a UFS

Durante os dias 7, 8 e 9 de maio, ocorreu na UFS a segunda edição da Semana de Invasão Visual. O evento é promovido pelos estudantes do curso de Artes Visuais e tem como objetivo fomentar a arte em suas mais variadas peculiaridades, provocando valores de cultura dentro da mentalidade dos estudantes.

Os sacos pretos espalhados pelas didáticas chamaram a atenção da estudante de psicologia Carmem, que se viu sem saber a razão da exposição. “É interessante, mas não consegui entender qual a razão disto”, explica.

Percorrendo as exposições e as oficinas, pôde-se notar o interesse que vem crescendo dentro da comunidade estudantil sobre a produção de cultura, agregando maior conhecimento e informação àqueles que não têm a oportunidade de gozar de tais produtos, seja nas salas de teatro, galerias de arte ou exposições de artistas renomados.

Para a graduada do curso de Educação Física, Ana Luisa Lago, que ministrou a oficina de Composição Coreográfica, a importância da arte vai além da sua formação como educadora. “Penso em montar um Workshop no futuro”, anima-se. Segundo ela, a resposta dada pelos participantes da oficina ultrapassou as suas expectativas “A arte engloba sua consciência corporal, dança, música, tudo isso”, acrescenta.

As ministrantes também ressaltaram a importância da troca de informações no mundo da arte, pois é um estímulo à produção de conhecimento no ramo, criando possíveis canais de diálogo com outras ciências através de um único propósito: encontrar novos caminhos para o desenvolvimento cultural e artístico.

Impacto

Um dos elementos que chamou a atenção dos que estiveram presentes no evento foi o grande número de atividades oferecidas durante os três dias. A estudante de Psicologia, Vanessa, que estava conhecendo a universidade, elogiou as apresentações musicais e a oficina de Dança Afro. “Muito bom, gostei do movimento da dança e, apesar de estar com pressa, assisti um pouco, foi bem legal”, complementa.

Já o estudante secundarista Adriano Ramos ficou desapontado com algumas coisas que ocorreram durante o evento. “Achei que as exposições não foram legais, faltou organização em algumas partes”, avalia. Muitos alunos demonstraram apatia e certa estranheza com as performances que alguns grupos de teatro exibiram pelas didáticas durante as apresentações.

Entre os alunos, a expectativa maior era com a oficina de Fotografia Digital ministrada pelo fotógrafo Lineu Lins e com as intervenções da Caravana do Circo Arco-Íris pelas didáticas da universidade. “Muito louco aquilo entrando pela sala de aula. Sem igual”, afirmou o estudante de agronomia Eduardo Caudeira. A apresentação teatral do Casal Íris e Colores na Concha Acústica, quase no encerramento, trouxe um momento de riso e descontração, chamando a atenção dos que passavam pelo local.

Links Relacionados:
Blog do Invasão Visual

Por Rafael Gomes
Fotos: Rafael Gomes

Um comentário:

Anônimo disse...

As fotos estão escuras, no mais...
Bom, é isso :)