Mais de meio milhão de veículos movidos a gás. Esse é o número divulgado pela fundação Gás Brasil referente à última pesquisa nacional realizada em 2003. Esses automóveis circulam em todo o país movidos a GNV (Gás Natural Veicular) e seus proprietários, por sua vez, economizam mais de 4 mil reais por ano, se comparados aos que utilizam gasolina. Sergipe já conta com 18 postos de abastecimento e a procura pela conversão para GNV tem aumentado.
Vantagens
“Vendemos aproximadamente 5 mil metros cúbicos por dia. Isso representa mais ou menos 250 carros que vêm até aqui”, afirma Marcelo Santos, gerente do Grupo Chefia e Filhos LTDA. O posto, localizado em São Cristóvão, região metropolitana de Aracaju, começou a trabalhar com o abastecimento do GNV em agosto de 2005. Para Marcelo, “o negócio é bom”, ainda que o custo de manutenção seja alto.
O GNV é o combustível mais vendido no posto Chefia e Filhos. Segundo o gerente, pouco mais de 20% dos veículos chegam à procura de gasolina, álcool ou diesel. O valor atual por metro cúbico do GNV é de R$ 1,309. Não há muitas variações em outros postos, uma vez que a cifra é determinada nacionalmente pela Petrobrás.
Para os donos de carro, o uso do GNV também traz benefícios. Além do valor economizado em reais, o gás veicular dificilmente é adulterado e tem um índice baixo de poluição do meio ambiente. Qualquer tipo de veículo pode fazer a conversão nas oficinas credenciadas para instalar o kit GNV.
O GNV é o combustível mais vendido no posto Chefia e Filhos. Segundo o gerente, pouco mais de 20% dos veículos chegam à procura de gasolina, álcool ou diesel. O valor atual por metro cúbico do GNV é de R$ 1,309. Não há muitas variações em outros postos, uma vez que a cifra é determinada nacionalmente pela Petrobrás.
Para os donos de carro, o uso do GNV também traz benefícios. Além do valor economizado em reais, o gás veicular dificilmente é adulterado e tem um índice baixo de poluição do meio ambiente. Qualquer tipo de veículo pode fazer a conversão nas oficinas credenciadas para instalar o kit GNV.
Desvantagens
Um posto precisa ter uma estação de captação do GNV para vendê-lo. “Isto que temos aqui é uma mini-cidade”, ressalta o gerente do Chefia e Filhos. “Temos que investir muito para manter tudo em ordem”. Ainda há dificuldades na tecnologia atual que não exige que os equipamentos trabalhem movidos pelo próprio gás. “Chega a ser uma ironia o fato de usarmos energia elétrica para a maioria das coisas. O ideal seria que o próprio gás fosse usado para seu próprio sustento”. Marcelo acredita que, em breve, o dono do Grupo Chefia e Filhos deve atualizar os mecanismos para que isso seja possível. Dessa forma, os investimentos serão barateados.
A Sergas (Sergipe Gás S.A.), detentora da exploração do gás natural no Estado, admite que ainda há muito para se desenvolver em relação ao GNV, mas garante que só existem vantagens para o consumidor e entre elas estaria o aumento da vida útil do automóvel. Por outro lado, muitos usuários reclamam dos danos que o gás natural possivelmente causaria aos veículos. “O carro se desgasta mais rápido com o GNV. A durabilidade do motor se torna menor”, salienta Geraldo Luiz, que fez a conversão há um ano e garante ter que levar o carro pelo menos uma vez ao mês a uma oficina mecânica. Não existem pesquisas conclusivas que possam provar cientificamente uma posição ou outra.
A Sergas (Sergipe Gás S.A.), detentora da exploração do gás natural no Estado, admite que ainda há muito para se desenvolver em relação ao GNV, mas garante que só existem vantagens para o consumidor e entre elas estaria o aumento da vida útil do automóvel. Por outro lado, muitos usuários reclamam dos danos que o gás natural possivelmente causaria aos veículos. “O carro se desgasta mais rápido com o GNV. A durabilidade do motor se torna menor”, salienta Geraldo Luiz, que fez a conversão há um ano e garante ter que levar o carro pelo menos uma vez ao mês a uma oficina mecânica. Não existem pesquisas conclusivas que possam provar cientificamente uma posição ou outra.
Para saber mais sobre o GNV, acesse:
Gás Brasil
Sergas
Por Luís Fernando Lourenço
kegardos@hotmail.com
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