07 fevereiro, 2007

Cinema no Campus promove a integração entre os estudantes na hora do almoço


O Cinema no Campus é um projeto da Coordenação de Promoções Culturais e Recreativas (COPRE) que consiste na exibição de filmes no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe, no campus de São Cristóvão. O projeto acontece às quintas-feiras, ao meio-dia e segundo o professor Marcos Monteiro, Coordenador da COPRE, o objetivo deste é dinamizar e incentivar a cultura no campus universitário, promovendo a integração dos estudantes no intervalo do almoço.

O projeto foi idealizado pelo atual Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, o professor Arivaldo Montalvão, no ano de 1994 e desde então o Cinema no Campus funciona com bom resultado. Anteriormente, os filmes eram projetados em uma tela de pequenas dimensões, hoje já é possível assistir aos filmes em uma tela maior. “O auditório da Reitoria toda quinta-feira vira cinema”, declara o Coordenador Marcos Monteiro. Além disso, o projeto não acontece apenas em São Cristóvão, também são realizadas exibições no Campus de Itabaiana, todas as quartas-feiras. Segundo o coordenador, alguns filmes exibidos nos dois locais são polêmicos, o que abre também a oportunidade para a participação de especialistas, como o jornalista e crítico de cinema Ivan Valença, em palestras e debates.

Seleção dos filmes

Várias são as formas de seleção dos filmes. Durante as exibições, são distribuídos papéis avulsos em que o aluno pode escolher o gênero do filme que deseja assistir ou até mesmo indicar um filme. É a partir desse levantamento que é realizada a seleção dos filmes. Existe também a possibilidade dos centros e diretórios acadêmicos e professores solicitarem a exibição de filmes específicos para propiciar uma discussão com seus alunos.

A internet também é utilizada como recurso para a seleção de filmes que é feita mediante o acesso a um site especializado, onde é possível encontrar críticas cinematográficas e notas atribuídas por especialistas aos filmes. Os filmes que recebem nota 10 são selecionados e exibidos no cinema do campus. Os vídeos são fornecidos gratuitamente pela Supervídeo Locadora em parceria com a Universidade.

Cinema e Arte

O Cinema no Campus não acontece de forma isolada. De acordo com Marcos Monteiro, a nova gestão da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROEST), percebeu que na universidade existem diversos alunos que cantam, declamam poesias, fazem teatro e outros tipos de manifestações artísticas. Dessa forma foi criado um subprojeto chamado “Intervenções Artísticas”, onde o aluno com talentos artísticos pode se apresentar antes das exibições dos filmes. Para participar do ‘Intervenções Artísticas’ os interessados devem se dirigir à COPRE, preencher uma ficha de inscrição e levar uma foto para divulgação junto aos cartazes dos filmes.

Sucesso nas exibições

O público comparece ao cinema. No ano passado, cerca de 3.344 pessoas participaram das 38 exibições. O monitoramento do número de alunos que participam do Cinema no Campus é feito através das assinaturas e especificações dos cursos que os estudantes freqüentam. Eles assinam um livro de ata antes de assistir ao filme e, no fim de cada período letivo é levantada uma estatística. Porém o coordenador ressalta que “esse livro não traz o dado real porque muitas vezes o aluno não assina”.

A COPRE

A Coordenação de Promoções Culturais e Recreativas (COPRE) é o setor da PROEST responsável pela integração da comunidade acadêmica com uma perspectiva democrática. O Cinema no Campus é um exemplo desse projeto de integração, “ele é do estudante, ele não é um projeto da PROEST. Esta apenas criou e operacionaliza, mas quem manda no projeto, democraticamente, são os estudantes, eles são os que dizem qual o filme que querem assistir”, afirma Marcos Monteiro. Além desse projeto, a COPRE também é responsável pelo Projeto Folclore no Campus, pela Mostra de Artes Visuais, pela Recepção Institucional aos novos universitários, pelo apoio a eventos estudantis, entre outros.

Programação do Cinema no Campus:

01/02/2007 – Por um Triz
08/02/2007 – Viva Zapata
15/02/2007 – Uma vida iluminada


Por Grazielle Matos

Para mais informações, acesse:

COPRE

Email: copre@ufs.br

Telefone: 2105-6425

Nenhum comentário: