30 janeiro, 2007

Calor em Sergipe aumenta e exige cuidados da população



Aqueles que acham que o início de 2007 está muito quente, cuidem-se! Nos próximos três meses as temperaturas permanecerão elevadas. A previsão é de que a máxima durante este período oscile entre 30° e 33°C. O meteorologista Marcos Paulo Pereira, do Centro de Meteorologia de Sergipe disse que na parte norte do Estado, principalmente no Sertão, a temperatura poderá atingir picos de até 36°C.


Efeito Estufa

De acordo com Marcos Paulo Pereira, a temperatura máxima deste mês de janeiro oscilou entre 0,5° e 1° a mais, quando comparado com o mesmo período de 2006. Para ele, “esse aumento já pode ser uma evidência do aquecimento global, devido à grande concentração de dióxido de carbono na atmosfera”. O dióxido de carbono, mais conhecido por gás carbônico, é um dos responsáveis pelo efeito estufa. Esse fenômeno garante a manutenção da temperatura na Terra e foi o que possibilitou um grau ótimo de temperatura para a existência de vida no planeta. Pereira explica que durante o século XX a concentração de dióxido de carbono e metano, ambos os gases do efeito estufa, aumentou respectivamente, 33% e 100%. Esses gases permanecem na camada troposférica, barrando a irradiação emitida pela Terra, acumulando energia, ou seja, calor.

O meteorologista chama atenção para o fato de que esse aquecimento provoca também uma maior concentração de vapor de água na atmosfera terrestre, devido à evaporação. E isso pode ocasionar eventos extremos, como o detectado no ano passado no Sertão sergipano, onde se formou uma ilha de calor caracterizada pela permanência de uma temperatura máxima com 5°C superior a média climática, no período de seis dias.

Esse aumento da temperatura provavelmente cessará a partir do mês de maio, pois, “com o início da estação mais chuvosa a temperatura máxima pode ficar inferior a 30°C”, tranqüiliza Pereira. Mas vale lembrar que as chuvas já poderão estar presentes no mês de março, com a precipitação acima de 50 mm.

Ação humana

O Coordenador do Centro de Meteorologia e Recursos Hídricos (CMRH), Overland Amaral acredita que esse aumento da temperatura é uma conseqüência da ação humana, pois o desmatamento de áreas verdes e a utilização de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural) contribuem para a concentração do gás carbônico na atmosfera. Segundo o coordenador, esse aquecimento provoca um desconforto ambiental que vai além do calor excessivo chegando a afetar a saúde.

O clínico médico João Augusto Oliveira concorda com Overland Amaral e recomenda que se evite a exposição ao sol no período das 10 às 14h, além disso, ele salienta a importância do uso de protetor solar para a prevenção dos possíveis danos provocados pela exposição excessiva ao sol, como lesões e até mesmo câncer de pele.

Por Grazielle Matos
.
Para maiores informações, acesse:

Efeito estufa

Centro de Meteorologia de Sergipe

Imagem: http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Efeito_Estufa.html

Nenhum comentário: